Vila Verde: Investe na construção dos Centros Educativos de Soutelo, Cervães e Lage (via C.M.V.V.)



O Município de Vila Verde acaba de lançar os Concursos Públicos para a construção dos Centros Educativos de Soutelo, Cervães e Lage, três novos equipamentos escolares que vêm cumprir/concluir as directrizes da Carta Educativa. Estes novos equipamentos representam um investimento superior a 3 milhões de euros. «Deste modo, conclui-se um dos grandes objectivos estratégicos do município de Vila Verde nos últimos anos, o de dar condições de excelência às nossas crianças e jovens no acesso à educação e aos professores e pessoal não docente na prática da docência e apoio educativo», sustenta o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, seguro de que «em tempo de dificuldades Vila Verde aposta no futuro, em cidadãos melhor formados e melhor preparados para os desafios do futuro».

Em cada um dos três casos, o Município de Vila Verde vai investir aproximadamente 1 milhão de euros «para cumprir a meta estratégica de uma política de educação de qualidade para todos, da primeira infância ao ensino secundário. Vila Verde está na primeira linha e orgulha-se de ter criado bases, no passado, que sustentam os investimentos presentes para garantir um futuro melhor aos nossos cidadãos».

Em todos os casos (Cervães, Soutelo e Lage), serão realizadas obras de remodelação/ampliação, partindo das instalações-base ajustando-as às novas realidades educativas. Assim, todos os equipamentos estarão dotados das mais modernas valências pedagógicas, da biblioteca, conforto térmico (eficiência energética) e condições higienosanitárias, salas polivalentes, cozinhas e refeitórios, entre outras.

Em Soutelo, às quatro salas existentes juntar-se-ão mais três salas, complementadas com cozinha e refeitório, biblioteca e áreas de apoio logístico.
A Requalificação/Ampliação do edifício escolar de Soutelo insere-se numa zona habitacional com boas acessibilidades servido de transportes públicos.

A área de intervenção para constituição do Centro Educativo da Lage, envolve uma grande remodelação, do edifício existente e da ampliação do mesmo, de acordo com programa exigido. O edifício existente e ampliação ocupam a área total de implantação de 1310.00m².

Em Cervães, a intervenção a levar a cabo permitirá albergar o conjunto de alunos provenientes do EB1/JI de Cervães – Visage, que entretanto foi fechado, respondendo, desta forma, às actuais exigências funcionais e de conforto, à necessidade de reordenamento do Parque Escolar e aos pressupostos das actuais políticas de educação.

A ampliação e remodelação da infra-estrutura existente – EB1 e Pré-escolar de Cervães – prevê a construção de um novo edifício que irá albergar duas novas salas, uma de 1.º Ciclo do Ensino Básico e uma sala de actividades de Pré-escolar, uma Sala Polivalente de Apoio ao Pré-Escolar, Biblioteca, instalações sanitárias, um refeitório, cozinha e espaços anexos e complementares; Nos edifícios existentes, com o objectivo de aumentar a sua eficiência energética, está prevista a introdução de melhorias ao nível do seu isolamento térmico, acústico, um novo sistema de aquecimento.
O edifício do 1º Ciclo será alvo de uma intervenção mais profunda com objectivo de actualizá-lo às novas exigências regulamentares de acessibilidades, segurança contra incêndios, conforto térmico e condições higienosanitárias, estando prevista a demolição do conjunto de WC’s existente, substituição de caixilharias, entre outros.

«Estamos em presença de intervenções que projectam Vila Verde como concelho do futuro, do conhecimento e de oportunidades», vinca o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela.

0 comentários: