As políticas de austeridade podem conduzir mais 25 milhões de cidadãos da União Europeia para a pobreza até 2025, de acordo com um relatório da organização não governamental Oxfam.
Os países mais atingidos são Portugal, Grécia, Irlanda, Itália, Espanha e Reino Unido.
A diretora da delegação da Oxfam em Bruxelas, Natalia Alonso, diz que "já passámos por isto, com os ajustamentos estruturais na América do Sul, na década de 80, e também com o que aconteceu depois da crise financeira no Sudeste Asiático, nos anos 90. Conhecemos bem o impacto de medidas muito parecidas com estas, aquilo que provoca a austeridade, e devíamos aprender com as lições do passado".
Uma das propostas da Oxfam é a implementação rápida do Imposto sobre Transações Financeiras, algo que está a ser estudado por 11 Estados-membros, incluindo Portugal.
Seria uma forma de evitar mais impostos sobre os contribuintes, segundo Natalia Alonso: "Continuamos a dizer que esse imposto tem um enorme potencial, a muitos níveis, e pode ser um mecanismo de angariação de dinheiro na atual crise. Mas também porque permite regular o sistema financeiro, que foi o que esteve na origem da própria crise."
Fonte Euronews
0 comentários:
Enviar um comentário