Vila Verde: Aprovadas candidaturas para construir três centros escolares em Cervães, Lage e Soutelo (via C.M.)

programa que apoiará a construção destes três centros


A Câmara Municipal de Vila Verde acabou de obter o financiamento para as candidaturas para as obras de construção dos centros escolares de Cervães, Lage e Soutelo. Os três projectos de ampliação e requalificação dos edifícios já existentes vão ser financiados em perto de quatro milhões de euros, ao abrigo do Programa ON.2.

“Com mais estes avultados investimentos fica praticamente concluída a rede de equipamentos prevista na Carta Educativa da Vila Verde”, afirma a autarquia em comunicado.

“Mesmo em período de forte contenção, atingimos uma dimensão relevante do investimento da Câmara Municipal de Vila Verde, continuámos a reduzir as despesas de funcionamento e implementámos instrumentos novos de gestão financeira (nomeadamente os resultantes da aplicação da Lei dos Compromissos e a candidatura ao Programa de Apoio à Economia Local - PAEL)”, afirma António Vilela, evidenciando, entre muitas outras apostas “o forte investimento na renovação do parque escolar, nos apoios socioeducativos às crianças e respectivas famílias e na acção social como marcas distintivas da actuação municipal”. 

Lembra ainda que a autarquia mudou a face a educação no concelho com a construção de modernos equipamentos escolares, destacando - na 1.ª fase - os centros escolares de Vila Verde, Pico de Regalados e Cabanelas; e, mais recentemente, a construção dos Centros Escolares da Ribeira do Neiva e de Moure, do Centro Escolar da Vila de Prado, a ampliação e requalificação do Centro Escolar de Turiz, o lançamento da construção dos pavilhões gimnodesportivos da Portela do Vade e de Cervães. Junta-se uma aposta clara na formação para as novas tecnologias, com a aposta no desenvolvimento dos projectos da Casa do Conhecimento e da Loja Interactiva do Turismo.

Nesta fase, a concluir os objectivos traçados na Carta Educativa, avançarão os anunciados projectos de ampliação e requalificação dos centros escolares de Cervães, Lage e Soutelo.
Uma vez construídos estes três novos centros escolares, que vão servir um total de 545 crianças, o concelho de Vila Verde, na perspectiva de António Vilela, vai estar entre os municípios do país que se encontram no patamar mais elevado em matéria de política educativa local.

0 comentários: