Vila Verde: Sabores Artesanais: uma das inovações 'gastronómicas' da Festa das Colheitas (via Correio do Minho)



Um dos projetos mais inovadores presentes na edição 2012 da Festa das Colheitas de Vila Verde é a parceria 'Sabores Artesanais', que junta duas empresas: Chocolates da Vila e Cerveja Artesanal do Minho. 

Desta inusitada união entre prato e copo, ou se quiseremos, de doces com cerveja, surgiu um produto revolucionário e arriscado, mas que tem feito o maior sucesso e é uma das fortes apostas desta parceria: o Bolo de Chocolates de Cerveja!

A receita foi desenvolvida pelo mestre pasteleiro Pedro Sousa, autor dos chocolates da marca Namorar Portugal e de outro sucesso da Chocolates da Vila, estreado durante as Festas Antoninas de Vila Verde, o Pastel de Santo António.

Este bolo, como qualquer receita de sucesso, tem um segredo, mas parte dele pode ser revelada: 'é feito com a cerveja artesanal Sout (cerveja preta), da Fermentum, e isso faz toda a diferença', confidenciou o pasteleiro e empresário.

E como qualquer receita de sucesso, para além do segredo, tem uma história caricata por detrás. 'No dia em que alcancei a receita resolvi fazer um pequeno jogo: para além deste bolo, fiz um semelhante, mas com uma cerveja industrial, das que se vendem nos hipermercados, e depois, eu e a minha mulher convidamos um grupo de amigos, incluíndo o Franciso e o Filipe (Cerveja Artesanal do Minho) para experimentarem e descobrirem qual dos dois bolos estava melhor e qual dos dois usava a cerveja deles.', contou Pedro.

A situação gerou um momento de boa disposição, mas foi indiscutível que a escolha tenha recaído para o que levava a cerveja artesanal da Fermentum, no caso a preta. Estava encontrada a fórmula mágica e o produto que iria promover esta parceria e revolucionar o panorama empresarial criativo de Vila Verde. 

A esposa de Pedro Sousa, Cristina Pimenta, explicou como surgiu a parceria com a Fermentum, através da Cerveja Artesanal do Minho: 'Foi na ATAHCA que nos conhecemos, a propósito da candidatura ao programa PRODER. O prof. Mota Alves apresentou-nos, como duas empresas inovadoras à procura de apoios e de sutentabilidade no mercado. E quando nos conhecemos a empatia gerou-se de parte a parte e a ideia de uma parceria também.'

0 comentários: