Vila de Prado: Eleitos do PSD à Assembleia de Freguesia defendem «união das freguesias do sul do concelho» (Via O Vilaverdense)



Os eleitos do PSD na Assembleia Municipal da Vila de Prado defendem a união das freguesias do sul do concelho - Cabanelas, Cervães, Oleiros, Soutelo e Vila de Prado – no âmbito do processo de revisão administrativa do território concelhio. «Só terão a ganhar se houver uma união entre elas», avançam os três eleitos social-democratas, em nota enviada à imprensa. Horácio Lima, Tiago Pinto e Miguel Peixoto assinam o comunicado afirmando que «esta união contribuirá para que estas freguesias tenham uma voz activa no concelho, em termos da definição das politicas, dos investimentos a realizar, bem como ter um papel importante na própria eleição do Presidente da Câmara, já que se tal não acontecer estas freguesias serão “esquecidas” no novo mapa concelhio, reduzindo ainda mais a sua importância relativa face às freguesias que se associarão no norte, noroeste e sede do concelho».

Os representantes eleitos nas listas do PSD à Assembleia de Freguesia de Prado vêm «esclarecer» a sua posição em relação a uma matéria que consideram «demasiado importante para ser tratada com ligeireza, pois o que vier a ser decidido permanecerá por muitos e longos anos. A última reforma digna desse nome ocorreu em 1855 (e todos sabem quais as consequências que resultaram para a nossa terra, sobretudo em termos de desenvolvimento)».
Por isso, consideram que é «extremamente importante que haja uma discussão franca e aberta entre todas as forças vivas da nossa freguesia e das freguesias vizinhas».

De resto, alertam: das diversas possibilidades apresentadas pela Câmara Municipal, verifica-se que há um denominador comum, isolar a zona sul do concelho. Todas as freguesias da zona sul estão isoladas de forma a perder a sua importância relativa na actual e futura organização do concelho».
Daí a aposta numa união clara das freguesias do sul, Cabanelas, Cervães, Oleiros, Soutelo e Vila de Prado).
«Neste momento, a freguesia da Vila de Prado é a maior do concelho de Vila Verde, e - mesmo assim - há muitas dificuldades em se conseguir que haja investimentos por parte da Câmara Municipal; agora, imaginem se a Vila de Prado e as outras freguesias do sul ficarem isoladas».

0 comentários: