Terras de Bouro: Dezenas de queixas por notas falsas de 50 euros (Via Correio do Minho)



A GNR, através do Posto Territorial de Terras de Bouro, deteve, anteontem, três homens e uma mulher por estarem na posse de nove notas falsas de 50 euros.

As notas foram apreendidas, mas dinheiro falso com o mesmo número de série já foi passado por todo o país, revelaram as diligências da GNR.

Estas notas falsas de 50 euros já deram origem a mais de duas centenas de queixas, quer na área da GNR, quer na área da PSP nos últimos meses.
Só na área do Comando Territorial de Braga da GNR, há registo de dezena e meia de queixas em diferentes postos territoriais, mas foi à PSP que mais queixas chegaram ascendendo a mais de 200.

Em Maio último, numa operação do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Guimarães contra o tráfico de estupefacientes, a GNR apreendeu cinco mil euros em notas falsas, precisamente com o mesmo número de série.
Anteontem à tarde, num estabelecimento comercial na zona do Santuário de S. Bento da Porta Aberta, o pagamento de uma água e outros artigos de pequena monta com uma nota de 50 euros levantou suspeita.

A GNR foi alertada e pôs-se em campo. Referenciada a viatura e dado o alerta para os postos da zona foi uma questão de tempo até localizar os suspeitos.
Numa primeira abordagem, o condutor da viatura suspeita ainda tentou atropelar um militar, mas acabou por ser interceptado na vila de Terras de Bouro.
Os suspeitos ainda tentaram livrar-se do dinheiro, atirando-o do carro, mas os militares aperceberam-se e apreenderam um total de nove notas de 50 euros.

A GNR ainda está a diligenciar no sentido de recuperar outra nota passada, no mesmo dia, na zona do santuário de S. Bento da Porta Aberta.
A mesma viatura foi referenciada, esta semana, noutra situação de passagem de nota falsa - de 50 euros e com o mesmo número de série - no concelho de Vieira do Minho.

Um dos quatro detidos é uma mulher de nacionalidade brasileira, de 21 anos, no último fim-de-semana, numa operação do NIC de Guimarães contra o lenocínio.
Os outros três são jovens entre os 22 anos e os 30 anos, um residente em Vieira do Minho e os outros em Braga.

Os quatro detidos foram ontem presentes ao Tribunal Judicial de Vila Verde. O condutor ficou sujeito a apresentações semanais junto da autoridade policial e os outros três com apresentações quinzenais.


Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: