
A TecMinho organiza entre outubro e fevereiro de 2012 a sexta edição do IdeaLab – Laboratório de Ideias de Negócio, numa parceria com o Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho.
O IdeaLab é pioneiro nas universidades portuguesas, tendo desde 2009 apoiado 78 ideias de negócio inovadoras de base tecnológica ou conhecimento intensivo, como foi o caso da Clueless Ideas, Geojustiça, NanoDelivery, Earbox, Mobiware, GroupBuddies ou Deifil Technology. Possibilitou ainda que cerca de 130 empreendedores adquirissem um conjunto de conhecimentos e competências em desenvolvimento dos negócios e criação de empresas, independentemente das suas áreas de formação académica.
O IdeaLab funciona na Escola de Engenharia da UMinho, em Guimarães. É um espaço onde os participantes podem amadurecer a ideia de negócio, com postos de acesso à Internet e a bases de dados da TecMinho de patentes e estudos de mercado, além de áreas para reuniões. Ao longo de quatro meses, os participantes são acompanhados por uma equipa de consultores que faculta um conjunto de ferramentas/instrumentos de consultoria personalizada, as quais permitem testar vocações e competências empreendedoras através de mecanismos assentes em processos e estratégias criativas e, por outro lado, validar a ideia pela elaboração de um plano de negócios.
O IdeaLab destina-se a todos os alunos e diplomados que demonstrem especial interesse em levar ideias de negócio inovadoras para o mercado. Os interessados podem concorrer individualmente ou em grupo até cinco elementos e submeter a candidatura até 11 de outubro, preenchendo o formulário de inscrição disponível em:
Cada candidato, ou grupo de candidatos, só pode apresentar uma ideia.
A empresa Clueless Ideias, responsável pelo videojogo de sucesso internacional “Magic Defenders”, foi impulsionada no V Idealab. Para os promotores Ricardo Graça e Manuel Costa, a sua maior contribuição foi levá-los a uma boa ideia de negócio: “Apercebemo-nos que a ideia inicial tinha grandes defeitos, os quais conseguimos eliminar. Ficámos com a ideia bem definida e percebemos como montar um negócio. Sabemos para onde vamos, o que queremos fazer e o que precisamos para o conseguir”. Francisco Melo e Silva, promotor do “CLEAN FOOD – Inovação na realização de uma refeição”, diz que o IV Idealab foi fundamental: “A organização sempre esteve disponível para dar todo o apoio e criar condições para a concretização do meu plano de negócios. É um grande suporte para quem se lança em algo de novo e empreendedor, é um verdadeiro Laboratório de ideias”.
0 comentários:
Enviar um comentário