
No âmbito das comemorações dos 800 anos da Catedral Românica de Santiago de Compostela, a Câmara Municipal, com as Juntas de Freguesia e as Paróquias do Concelho, e o apoio da AEJ – Associação Confraria de São Tiago “Espaço Jacobeus”, vai realizar uma “Peregrinação do Concelho de Vila Verde a Santiago de Compostela”, no próximo Domingo, dia 2 de Outubro.
Esta peregrinação que será integrada por cerca de 650 pessoas do concelho de Vila Verde, será liderada pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, acompanhado pela Vereadora da Cultura, Dra. Júlia Fernandes, e numerosos Presidentes de Junta de Freguesia. Participará ainda o Eurodeputado, José Manuel Fernandes.
O momento alto desta peregrinação será a celebração da Eucaristia, no Altar Maior da Catedral de Santiago de Compostela, que comemora este ano 800 anos, às 12h00 (Hora Europeia, 11h00 em Portugal).
No âmbito desta Eucaristia, o Presidente do município apresentará uma Invocação ao Santo Apóstolo. Momentos mais tarde, será efectuada uma oferta de produtos típicos do concelho de Vila Verde. A celebração será encerrada com o majestoso Botafumeiro.
Acompanha esta peregrinação, com o propósito de animar liturgicamente a celebração da Eucaristia, o Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde. Fundado em 2002, este grupo coral, integrado por 45 elementos (distribuídos por 4 vozes: sopranos, contraltos, tenores e baixos), é dirigido pelo maestro Dr. Júlio Dias.
Depois do almoço convívio, que se realizará nas instalações do Mosteiro San Martín Pinario, ao lado da catedral, os participantes terão tempo para uma visita guiada a Catedral bem como para visitar o centro histórico desta cidade Património da Humanidade.
O Concelho de Vila Verde é atravessado por um dos Caminhos Portugueses a Santiago. São cerca de 15 km, desde da vila de Prado até a freguesia de Rio Mau, passando por Lage, Moure, Carreiras São Miguel, Portela das Cabras e Goães. Consciente da importância deste itinerário de peregrinação, o município inaugurou um albergue de peregrinos na antiga escola primária da freguesia de Goães.
Mais informações em http://www.jacobeus.org/portal/
0 comentários:
Enviar um comentário