
Especialistas da Universidade do Minho estão a desenvolver uma nova geração de pavimentos silenciosos, um projeto pioneiro em Portugal e que pretende reduzir o ruído do tráfego rodoviário.
Segundo Elisabete Freitas, investigadora responsável pelo projeto, a ideia é construir pisos “com propriedades acústicas melhoradas, através da integração de camadas de desgaste duráveis, mas sustentáveis na sua relação custo-benefício”.
Designado “Noiseless – Perceção, modelação e redução de ruído através de superfícies de pavimento inovadoras e duráveis”, o projeto está a ser desenvolvido pelo Centro de Território Ambiente e Construção do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
Uma equipa multidisciplinar de oito colaboradores, de áreas como engenharia civil, física, acústica/música e psicologia, já fez a monitorização e caracterização do ruído proveniente do tráfego rodoviário e a sua perceção pela população em geral.
Agora, vai ser desenvolvida a “nova geração de pavimentos”, que, além de “melhores níveis de conforto auditivo” para as populações, deverá também permitir uma “adequada” deteção da velocidade dos veículos, por parte dos peões.
O que os promotores pretendem é uma solução “inovadora, eficaz e económica”.
Garantem que o projeto “já mereceu interesse” do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Estradas de Portugal.
0 comentários:
Enviar um comentário