
Emanuel Carvalho, aluno que concluiu o 12.º ano na Escola Secundária Carlos Amarante conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física (OIbF), que decorreram, até ao passado sábado, em Guayaquil, no Equador. “Tentei mais, mas fiz o meu melhor”, confidenciou, ontem ao final da tarde, o jovem estudante bracarense, que ainda estava em viagem de regresso a casa.
O estudante, que acabou de ingressar no curso de Medicina na Universidade do Minho, admitiu ter vivido “uma experiência única e diferente, por isso, valeu a pena”. Emanuel, que falou ao ‘Correio do Minho’ em Maio passado, quando foi apurado para esta competição, confessou que sempre foi bom aluno, assegurando que nunca teve dificuldades na escola, desde a primária.
“Claro que as boas notas se devem a muito esforço, dedicação, empenho e, claro, muito trabalho”, confessou o estudante, que foi o melhor aluno da Escola Carlos Amarante.
Os jovens portugueses obtiveram a melhor classificação de sempre nas olimpíadas, conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze. Os cinco estudantes portugueses distinguiram-se na XVI edição das olimpíadas, na qual participaram 64 finalistas do ensino secundário, de 17 países, que realizaram duas “longas e difíceis provas de Física”, uma teórica e outra experimental, refere, numa nota divulgada pela Universidade de Coimbra (UC), o responsável pelo treino da equipa nacional.
Os team-leaders que acompanharam a delegação ao Equador, Fernando Nogueira e Rui Vilão, fazem um balanço e positivo da prestação portuguesa: “é́ um excelente resultado, todos os estudantes tiveram pontuações bastante altas. As duas melhores provas experimentais foram portuguesas, o que é inédito”.
Os docentes destacam, ainda, “a prova experimental que exigia algum cuidado na análise dos resultados e na determinação do erro experimental e a segunda questão da prova teórica, que era muito morosa. Os resultados demonstram o seu trabalho árduo de preparação ao longo do ano, para além da escola”.
Fonte Correio do Minho por Patrícia Sousa
0 comentários:
Enviar um comentário