Vila Verde: Abertas as inscrições para o Curso de Reciclagem Criativa a 02 de Setembro (Via C.MV.V.)



A data limite para inscrições no workshop Reciclagem Criativa foi esticada para 31 de agosto (quarta-feira). Este mini curso, agendado para 02 de Setembro, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, é promovido pelo VILA VERDE viva e ministrado pela ilustradora e designer Sílvia Abreu, uma iniciativa inserida na estreante programação cultural do município 'VILA VERDE, VILA CRIATIVA'.

A coorganização do Workshop Reciclagem Criativa resolveu esticar a data limite para as inscrições até 31 de agosto (quarta-feira), “para que todos os interessados que estavam entretanto de férias ainda possam inscrever-se, quer sejam adultos, quer crianças”.
“O minicurso destinado às crianças e que vai ensiná-las a reciclar materiais descartáveis transformando-os em objetos e acessórios criativos tem, contudo, atraído muitos adultos”, afirma a coorganização, o site VILA VERDE viva (www.vilaverdeviva.com) e a formadora Sílvia Abreu. Apesar de vocacionado para as crianças, o curso está também aberto aos adultos.
As inscrições só podem ser feitas on-line, através do blog oficial (workshopreciclagemcriativa.blogspot.com) e do preenchimento de um formulário. O valor de participação são 10 euros para quem não levar material, e 5 euros para quem se fizer acompanhar do material necessário.

E o material é composto maioritariamente por objetos descartáveis do dia-a-dia: 12 canudos de papel higiénicos e 6 de rolos de cozinha, 2 pauzinhos de gelado, alguns botões, farrapos, latas, palitos, tampas de garrafa, embalagens de cartão, 1 jornal ou revistas. Para a ‘bricolagem’ vão ser ainda necessários 2 pinceis, guache, 1 recipiente para tinta, marcadores, caneta de acetato, lápis de cor, 1 lápis grafiti, borracha, folhas brancas de papel, fita-cola, cola, furador, tesoura, x-ato, lã ou trapilho e uma agulha.
O workshop terá a duração de 3 horas, arrancando às 14h, no salão nobre da Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela. Destinado a crianças dos 8 aos 12 anos, podem contudo participar mais novas acompanhadas de um adulto, “e também gente crescida, que queira aprender como entreter os seus pequenos em casa, fazendo atividades giras”, acrescentou Sílvia Abreu.

“Queremos incutir desde logo o espírito ecológico nas crianças, incentivando a reciclagem e a recolha de materiais com potencialidades para receberem novos usos e utilidades”, explica a formadora, dando exemplos concretos: “Pauzinhos de gelados, transformados em separadores de livros ou porta-chaves;
Canudos interiores de papel higiénico e de cozinha, que dão vida a um animal gigantesco; embalagens de cartão de leite ou de sumo transformados em acessórios de moda para oferta… “
Para os que ainda estão em dúvida, a responsável pelo workshop deixa o repto: “Venham participar e vão descobrir muito mais…”


O vilaverdeviva.com é um magazine on-line de promoção cultural e turística de Vila Verde. Criado em fevereiro de 2010 pela jornalista Flávia Peixoto, é um projeto independente, com o intuito de mostrar ao mundo a dinâmica cultural de Vila Verde e as potencialidades turísticas do concelho. Em fevereiro deste ano, e a propósito do primeiro aniversário do site, o VILA VERDE viva! lançou uma coleção de postais, denominada ‘Namorar VILA VERDE viva!’, inspirada nos Lenços de Namorados e no conceito do romance intemporal. Nesta nova fase do vilaverdeviva.com, o site arranca com uma série de iniciativas, das quais se destaca, no âmbito da programação cultural do município VILA VERDE, VILA CRIATIVA, o Concurso de Fotografia ‘VILA VERDE está viva!’ e o Workshop ‘Reciclagem Criativa’, ministrado pela ilustradora e designer Sílvia Abreu.


0 comentários: