O Clube de Meteorologia do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, em Vila Verde, inaugura terça-feira, às 12 horas, a sua nova estação meteorológica profissional, um investimento na ordem dos dois mil euros financiado pela verba arrecadada com Prémio Escolar Montepio.
A estação localiza-se na Escola Básica de Ribeira do Neiva, que tem assim a particularidade de ser a única escola básica do país que faz um boletim diário regional com o estado do tempo actual e a previsão meteorológica.
“Também somos o primeiro serviço de meteorologia no concelho de Vila Verde e partilhamos o estado do tempo e as previsões diárias com cerca de 70 subscritores através de email”, contou ao ‘Correio do Minho’ o professor Sérgio Amaro Bastos, responsável pelo Clube de Meteorologia do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva.
Os interessados em juntar-se a essa lista podem fazer o pedido enviando um email para meteoneiva@gmail.com.
O docente explicou ainda que todo o serviço é realizado pelos alunos que integram o clube. São cerca de 25 e frequentam turmas do 2.º e 3.º ciclo (do 5.º ao 9.º anos).
Divididos por grupos e seguindo uma escala de serviço semanal, os alunos com a supervisão de professores fazem o levantamento meteorológico, lêem cartas sinópticas e cartas de satélite e formulam a previsão do estado do tempo para a região onde a escola se insere. A abrangência ultrapassa os limites do concelho — “a previsão abarca a região entre Braga e Viana do Castelo”, especifica o professor.
Com o novo equipamento, que terça-feira vai ser mostrado à comunidade, o Clube de Meteorologia dá um salto significativo no seu trabalho. “Até agora tínhamos uma estação analógica, esta é digital e vai permitir-nos fazer um boletim meteorológico muito mais rigoroso e completo”, explica Sérgio Amaro Bastos.
Assim, além da previsão do estado do tempo, os alunos vão passar também a fazer a análise de riscos de incêndio, de deslizamento de terras e de inundações.
Já há uma rádio local vilaverdense que diariamente, pelas 18 horas, transmite a previsão do estado do tempo com base nas informações difundidas pelo Clube. O objectivo passa agora por alargar este tipo de parcerias nomeadamente com bombeiros e protecção civil.
O responsável realça ainda que esta estação meteorológico permite fazer previsões mais fiáveis do que aquelas que são efectuadas com base nos dados obtidos pela estação que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem em Braga “porque essa é uma estação automática que envia para Lisboa os dados que recolhe” e que depois são aí trabalhados também automaticamente.
A inauguração oficial da nova estação meteorológica está marcada para as 12 horas, seguindo-se a apresentação das instalações do Clube de Meteorologia e das actividades desenvolvidas. Os convidados serão ainda brindados com um boletim meteorológico diário realizado pelo clube. “Normalmente fazemos a previsão entre as 13,30 e as 15 horas. É um trabalho que leva entre 45 minutos a uma hora. Terça-feira vamos fazer a previsão mais cedo para distribuir aos convidados”, avançou o professor.
Fonte Correio do Minho por Marlene Cerqueira
0 comentários:
Enviar um comentário