Oleiros: Pais à espera das suas crianças desaparecidas, relembrado o caso da Cláudia em 1994 (Via Correio da Manhã)


A CAMINHO DA ESCOLA

Sentada no sofá da sala da sua humilde casa, por entre os brinquedos abandonados, Maria de Jesus Silva olha com pesar para os recortes de jornais e revistas que a vida obrigou a guardar. Contam a desgraça que lhes bateu à porta no dia 13 de Maio de 1994: "A Cláudia andava na escola, no primeiro ano, e a empregada mandou-a vir a casa, com outro menino, buscar sacos para o lixo. Ela regressou sozinha à escola porque o menino ficou a brincar com os meus sobrinhos. Quando ele voltou para a escola, a empregada perguntou pela Cláudia. Ele respondeu que ela já tinha regressado".

Da menina de apenas sete anos nunca mais houve uma pista em Oleiros, Vila Verde, distrito de Braga. "Fomos procurá-la à escola, na casa da minha irmã, na casa dos vizinhos. Andámos assim até à meia-noite e nunca mais a encontrámos. No dia seguinte fui à GNR mas disseram-me que tinha de esperar 48 horas". Desde então, garante, "pouco ou nada foi feito. Apenas fizeram perguntas e mais perguntas". Sempre que remexe na mágoa, Maria de Jesus recorda as palavras de uma prima poucos dias antes do desaparecimento da sua filha. "A minha prima queria levar a Cláudia para longe. Chegou a dizer que ‘se não fosse a bem, seria a mal'".

Os olhos azuis de Maria de Jesus estão gastos pela dor. Dos cinco filhos que deu à luz, só três vingaram. E recentemente a morte ceifou-lhe o amparo do marido. As vestes negras são o reflexo de quem não se esquece dos que amou. "A Cláudia está viva. Sempre que sonhava com ela vi-a como ela era, uma menina, mas não lhe via a cara. Agora vejo-a mas é estranho, a cara é diferente".

Fonte Correio da Manhã

Dados da Cláudia:

Nome: Cláudia Alexandra Silva e Sousa ("Carricinha")
Data de nascimento: 13/03/1987
Natural de: Oleiros - Vila Verde
Nacionalidade: Portuguesa
Filho de: Joao Costa e Sousa e Maria de Jesus Alves da Silva
Data do desaparecimento: 13/05/1994
Descriçao física: (na data do desaparecimento):
Altura: 1,10 m
Cabelo: Castanho
Peso: 30 kg
Olhos: Castanhos

Outras Informações:
Uma cicatriz com cerca de 10 cm na coxa direita, uma cicatriz no lábio inferior e outra num dedo da mão.

Fonte Imagem/Dados AP-CD

0 comentários: