Soutelo: Ruy de Carvalho está enamorado (Via Correio do Minho)



Ruy de Carvalho esteve ontem em Soutelo para promover a Certificação das nossas Tradições e receber um Lenço de Namorado do Minho, alusivo à sua magnífica carreira no teatro, no cinema e na televisão.


Ruy de Carvalho, o grande actor português, ficou “emocionado” ontem com o trabalho da Adere-Minho na certificação dos bordados e dos Lenços de Na-morados do Minho e apontou “o viveiro de artesãos como modelo a espalhar pelo país”.
Ruy de Carvalho falava ao Correio do Minho, após uma visita às instalações da Adere-Minho, duran-te a qual Abílio Vilaça e Teresa Costa mostraram o trabalho que tem sido feito há vinte anos naquela casa onde estudaram o arquitecto Souto Moura e Salgado Zenha.

Uma bela e óptima ideia

Do alto dos seus 84 anos, celebrados há quatro dias, Ruy de Carvalho aprendeu a história dos Lenços de Namorados e conheceu as suas variantes minhotas, apreciou os linhos bordados, os bordados de Viana do Castelo e de Guimarães, a olaria de Barcelos e concluiu pela necessidade de “proteger a cultura popular e fomentar emprego, através da criação de mini-empresas” que visitou no ninho de alvéolos da Adere-Minho.
Abílio Vilaça lembrou as prioridades da Adere-Minho que incluem a certificação dos produtos artesanais, a formação de desempregados, a promoção de igualdade de género, a comercialização do artesanato, a inovação no artesanato e nas quais envolvem cerca de três mil artesãos.

Por sua vez, Teresa Costa apresentou a “figura ímpar” deste actor brilhante que conheceu a Rosa Ramalho quando ela cortava as carnes no restaurante ‘Bagoeira’ em Bar celos.
“Não há entrevista que eu dê que não fale em artesanato, Quero dizer-lhe que sou um grande apaixonado do artesanato e do amadorismo mas há grandes profissionais amadores que, no descanso, aproveitam para fazer coisas tão belas na madeira, nos bordados, no ferro, na cerâmica” — disse o actor após ter recebido um Lenço de Namorados do Minho.

Na suas declarações ao Correio do Minho, Ruy de Carvalho destacou que “a ideia da certificação é óptima gostei mui-to de cá estar, adorei o viveiro de artesãos, é uma ideia óptima, para ajudar as pessoas que precisam de trabalhar”.
“É uma bela ideia e devia haver mais espalhados pelo país, porque este é um exemplo muito importante.
Já falo de artesanato de outra maneira” — concluiu o actor, antes de seguir para a Povoa de Lanhoso, onde ia encerrar o Festival de Teatro cujo grupo vencedor ganha um prémio com o seu nome.

Sorriso aproxima as pessoas

Ruy de Carvalho completa este ano 69 anos de carreira, sendo para todos os actores uma referência notável pelo seu profissionalismo e brilho em palco que se deve “ao sorriso que aproxima as pessoas. Só fica cá o que nós fazemos e não devemos deixar de viver intensamente e sorrir”. Dirigindo-se aos mais novos, disse que “nunca devem parar, porque os novos precisam de nós e nós precisamos deles porque sentados na nossa experiência, não fazemos nada”.
Além do Lenço de Namorados do Minho, Ruy Carvalho foi contemplado com cerâmica de Barcelos, dos bordados de Guimarães e “robe de algodão biológico” na Natura Pura para dormir quentinho.

Fonte Correio do Minho por Costa Guimarães
Fonte imagem

0 comentários: