Portugal: Homens da Luta vencem Festival RTP da Canção (C/ Vídeo - Via DN)





Os Homens da Luta, desclassificados no ano passado, vão à Eurovisão representar Portugal com a canção "A Luta é a Alegria", a mais votada esta noite no Festival RTP da Canção.

Os Homens da Luta venceram esta noite a votação do 47.º Festival RTP da Canção. O tema "A Luta é a Alegria" (Jel/Vasco Duarte) foi o mais votado pelo público dos 12 que estavam a concurso. No entanto, a assistência presente no Teatro Camões, em Lisboa, onde decorreu o concurso, não parece ter gostado dos mais votados: durante todas as actuações, os Homens da Luta foram apupados e, quando foram anunciados como vencedores, mais de metade da assistência levantou-se sem esperar pela actuação final.

De acordo com a votação das 20 equipas de jurados (18 distritos e Açores e Madeira) a canção 'São os barcos de Lisboa', com letra e música de Carlos Massa e interpretada por Nuno Norte, era a vencedora. Mas a votação do público por televoto (que representou 50 por cento da votação final) foi decisiva ao atribuir a pontuação máxima aos Homens da Luta, dando-lhes a vitória.

26% dos televotos foram para os Homens da Luta. A segunda canção mais votada pelo público foi "Em Nome do Amor" (Carlos Meireles/Artur Guimarães), interpretada por Rui Andrade, com 12% dos votos.

"Já esperávamos um grande apoio", disseram os Homens da Luta aos jornalistas, e repetiram vezes sem conta que "a luta continua", garantindo que não vão cantar em inglês no Festival da Eurovisão, que se realiza em Maio, em Dusseldorf, na Alemanha.





Fonte DN por CARLA BERNARDINO

0 comentários: