Vila Verde: Câmara pretende promover o Turismo


Os eventos Namorar Portugal, Festas Concelhias, Bienal Internacional de Arte e a Festa das Colheitas são a ‘âncora’ do Programa Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Vila Verde que foi ontem apresentado a alunos de várias escolas da área do Turismo.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico, que contou com a supervisão e aval do presidente da câmara de Vila Verde, “pretende apresentar Vila Verde como um destino turístico de excelência”, disse o presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Proviver, Manuel Barros.

Em traços gerais, o programa visa operacionalizar a política local de turismo, promover a excelência dos atractivos turísticos, aprofundar a capacidade de criar mercado, contrariar as dinâmicas de tendência sazonal e planear em rede e, ainda, alavancar a economia local.
O caminho “vamos fazê-lo através da transformação dos recursos imateriais e materiais em cadeias de valor, numa perspectiva de sustentabilidade econó-mica, social e ambiental”, apontou Manuel Barros.

Turismo sustentado

Vila Verde vai assim amarrar nos seus grandes eventos e no seu potencial cultural e natural para estabelecer as bases de um “turismo sustentado e suste ntável”.
Para além de um reforço no investimento nas acessibilidades internas e externas, o município lançará investimentos/campanhas nas áreas dos recursos naturais, patrimoniais, gastronomia, alojamento e desporto e lazer.

“Estamos na fase de proceder a uma gestão e planeamento equilibrados, passaremos a lançar a coordenação estratégica e atingiremos a fase de promoção e investimento”, realçou o responsável.
“O desenvolvimento da actividade turística no concelho está ‘umbilicalmente’ associado aos seus eventos e à oferta paralela existente”, destacou a vereadora da Cultura, Júlia Rodrigues.

Potencial turístico

A par de outras acções que a autarquia vai ‘abraçar’, como a Feira Quinhentista em torno da figura de Francisco Sá de Miranda, será traçada uma linha de actuação sustentada para promoção do potencial turístico concelhio.

Promovida pela câmara de Vila Verde e pela empresa municipal Proviver, a sessão de apresentação do programa decorreu na Biblioteca Municipal na presença da vereadora da Cultura, Júlia Rodrigues, do Presidente do Conselho de Administração da Proviver, Manuel Barros, e de Agostinho Silva do Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Fonte Correio do Minho

Fonte imagem

0 comentários: