Braga: "BebeUMlitro" tenta fazer mais 1200 Km com 1 litro de gasolina

Exemplar de um veículo da Shell eco-Maraton


Fazer 1200 quilómetros com um litro de gasolina, sendo o sonho de qualquer automobilista, não está ao alcance de qualquer carro. O EconomicUM, um veículo aerodinâmico de três rodas, feito na Universidade do Minho, propõe-se ultrapassar a fasquia.

A viatura participa na Shell Eco-Marathon, uma prova de consumos que vai decorrer entre 22 e 24 de Maio, na pista de Nogaro, em França, e que consiste em fazer sete voltas à pista (3,6 quilómetros) a uma velocidade média mínima de 30 quilómetros hora, gastando o mínimo de combustível.

Actualmente o interesse na competição francesa é tão grande que os organizadores tiveram de limitar as inscrições. Este ano, a participação é condicionada a convite, estando garantidas 200 equipas de 25 países, 15 das quais portuguesas.

O carro da UM tem três rodas em fibra de carbono, motor a gasolina desenvolvido na UM, injecção e ignição controladas por computador. Em 2007 o carro da universidade fez 1195 quilómetros com um litro, tendo alcançado o 15º lugar entre os 124 que se conseguiram classificar. Uma boa prestação se se considerar que no anterior, 2006, a estreia ficou marcada por 967 quilómetros/litro e o 26.º lugar.

Segundo Jorge Martins, coordenador da equipa BebeUMlitro, trata-se de um "desafio muito interessante do ponto de vista da engenharia", já que não há limitações o carro deverá ter três ou quatro rodas, consumir combustível (gasolina, gasóleo, GPL, biodiesel, álcool ou hidrogénio) e ter algumas medidas de segurança (travões, cintos, extintor). Tudo o resto, incluindo o tipo de motor (pode mesmo usar-se células de combustível e há uma classe para carros solares) e forma e dimensões do carro são livres, salienta aquele responsável.

O veículo é o mesmo que foi usado na prova de 2007 com melhorias significativas. O seu desenho é uma "carapaça" em torno do piloto (que deverá ter mais de 50 quilos), deitado com os pés para a frente. A preparação envolve uma equipa de sete alunos, um funcionário e um professor, responsável por todo o processo de fabrico e montagem e pelos testes em pista. (no Autódromo Vasco Sameiro, em Braga).

Fonte JN por Joaquim Forte

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