Moure: Projecto ensina arte a idosos da freguesia




‘Todos os Idosos Têm Arte’ é o nome do projecto da Associação D´Arte que vai pôr os idosos do Centro Paroquial e Social de Moure a explorar o seu lado mais artístico.



O protocolo de cooperação foi rubricado ontem, na junta de freguesia de Moure, pelo Centro Paroquial e Social de Moure e a Associação D´Arte que vai explorar com os utentes as várias formas de arte.

“A arte faz parte da vida de todos nós, desde que nascemos, enquanto crianças a arte faz logo parte da nossa vida. Começamos logo a fazer os nossos desenhos, e a pintar como forma de nos expressarmos. E como é bom saber que há uma associação no nosso concelho que é a Associação D´Arte que quer colocar essa arte ao serviços dos mais velhos que servirá para eles se exprimirem e expressarem sentimentos, talvez até pela arte libertarem-se de medos e angústias, dando-lhes mais qualidade de vida”, afirmo u ontem o presidente do Centro Paroquial e Social de Moure, Sandro Vasconcelos, frisando a velha máxima que “não basta dar anos à vida, mas dar vida aos anos”.

Maciel Cardeira, da Associação D´Arte explicou que o objectivo do projecto “é levar a arte a todos os quadrantes e faixas etárias, puxando pelo talento de cada um”.

António Vilela, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, marcou presença na cerimónia de assinatura do protocolo onde salientou o grande alcance social do projecto, pela forma como é dirigido e para quem é direccionado. “A arte não tem idade, aprende-se ao longo da vida, nem que seja para passarmos algum e nos divertirmos”.

O edil vilaverdense destacou ainda a importância dos programas de envelhecimento activo e da rede de parcerias que as instituições de solidariedade social do tem criado no concelho.

0 comentários: