Soutelo: IEMinho procura ideias de negócio originais e inovadoras para apoiar





O IEMinho (Instituto Empresarial do Minho) sediado em Soutelo, Vila Verde,vai percorrer o Norte, Centro e Alentejo de Portugal à procura das mais originais e inovadoras ideias de negócio para apoiar a sua concretização.
A volta pelo país será feita no âmbito do projeto IES (Inovação e Empreendedorismo Sustentado) - Challenge e pretende procurar ideias passíveis de serem transformadas em negócio, nos modelos start-up e spin-off. Braga foi, hoje, o ponto de arranque.

“Vamos selecionar as 10 melhores ideias de negócio para empreenderem no país com o apoio do IEMinho, e vamos premiar as quatro melhores ideias no modelo Startup e Spin-off”, afirma o coordenador do IEMinho, Rui Fernandes. 
Numa primeira fase, o IEMinho percorrerá instituições de ensino e associações empresariais do país, com o objetivo de sensibilizar e promover o empreendedorismo tecnológico e a inovação empresarial. O road-show privilegiará as universidades e institutos politécnicos, uma vez que, explica Rui Fernandes, “há investigadores nas universidades, cujas competências adquiridas podem ser aplicadas em atividades económicas inovadoras”.
O road-show pelo país iniciou hoje, dia 5, no Parque de Exposições de Braga, inserido nas Jornadas Administrativas da Escola Profissional de Braga. Ainda este mês, no dia 10, o IES Challenge chegará a Vila Real, à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, na semana seguinte, no dia 18, regressa a Braga, desta feita à Universidade do Minho.

Prémios vão desde computadores a viagens ao estrangeiro

No âmbito deste concurso, serão atribuídos 14 prémios. Há 10 computadores portáteis para as 10 ideias pré-selecionadas pelo júri: as cinco Startups e as cinco Spin-off mais interessantes e mais promissoras em termos de viabilidade e criação de valor. Posteriormente, entre estas, serão escolhidos quatro vencedores: duas Startups e duas Spin-off, que serão contemplados com a participação na missão empresarial internacional “Aprender e Empreender lá fora”. Os detentores das quatro ideias vencedoras irão conhecer “in loco” um conjunto de intervenientes e realidades empresariais, de forma a adquirirem novos conhecimentos e experiências, trazendo know-how e exemplos de boas práticas que enriqueçam os seus projetos e a sua concretização. No decorrer do concurso, serão ainda dados a conhecer outros prémios especiais.

0 comentários: