Minho: Vilaverdense que ameaçou dona de sapataria foi absolvido




O Tribunal de Braga absolveu ontem o ex-emigrande de Vila Verde acusado de ter ameaçado a dona de uma sapataria em Braga, alegando que esta não lhe pagou os 130 mil euros que lhe emprestara. A decisão absolve-o também de pagar a indemnização exigida pela ofendida.

Em Outubro de 2012, Carlos Farinha, de 55 anos, emprestou à dona de uma sapataria de Braga a quantia de 130.000 euros que esta se comprometeu a pagar no prazo máximo de 36 meses, em prestações mensais.

Como ela não cumpriu o acordado e como o ex-emigrante estava sem dinheiro, em Novembro de 2013 manteve-se, durante dias, à porta da sapataria da ofendida, no Largo Barão de S. Martinho, empunhando um cartaz com os dizeres “paga o que deves”.
Face à postura do arguido, a dona da sapataria processou o ex-emigrante e exigiu dele o pagamento de uma indemnização no montante de 2000 euros, com juros, alegando que Carlos Farinha a tinha ameaçado, sentindo-s e “intimidada, receosa, insegura, ansiosa, profundamente per- turbada e prejudicada na sua liberdade e autodeterminação”.

Acusado pelo Ministério Público (MP) da prática de dois crimes de ameaça agravada e um de ameaça, Carlos Farinha foi submetido a julgamento perante o juiz Machado Rodrigues. Negou tais crimes e disse que, por ter perdido todo o seu dinheiro, agora vivia na rua.

No julgamento efectuado há dias, Carlos Farinha negou, perante o juiz Machado Rodrigues, a prática dos factos de que vinha acusado. E, ouvidas as testemunhas, quer a procuradora do MP, quer o advogado do arguido, Francisco Peixoto, pediram, nas alegações finais, a absolvição do arguido. O juiz concluiu que o arguido não praticou qualquer dos crimes pelos quais foi julgado e absolveu-o.
Carlos Farinha vai ter agora de reclamar da ofendida, em processo cível, o pagamento dos 130.000 euros que, alegadamente, a ofendida lhe deve.

Fonte Correio do Minho por Luís Fernandes

0 comentários: