Vila Verde dá a conhecer o programa 'Emprego Jovem Ativo' do IEF - Apoiar os jovens desempregados





O Diretor do Instituo de Emprego e Formação Profissional, (IEFP), Dr. Dulcídio Mendes, apresentou ontem em Vila Verde o programa “Emprego Jovem Ativo”, que visa apoiar a integração profissional de jovens sem escolaridade obrigatória e de jovens licenciados que estejam inscritos nos centros de emprego.  


Segundo o Diretor do IEFP, Dr. Dulcídio Mendes, “no âmbito deste programa os jovens não podem substituir ou preencher posto de trabalho da respetiva entidade.”

Aquele responsável referiu que “esta medida consiste no desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho por jovens em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho conjuntamente com jovens mais qualificados”. 

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, salientou que “o programa pode ser muito útil para as juntas de freguesia e IPSS, pois estes poderão contar com equipas de três ou quatro elementos para desenvolver trabalhos diversos durante seis meses e a «custo zero». No âmbito deste programa podem ser realizados diversos trabalhos, nomeadamente arranjos urbanísticos nas freguesias, pequenas obras ou limpeza de vias de comunicação e matas.”

A Medida tem como objetivos promover a integração profissional de jovens, através  do  desenvolvimento  de  atividades  que  lhes  permitam adquirir competências sociais e relacionais, transversais ou específicas; promover o desenvolvimento e integração profissional de jovens não detentores da escolaridade obrigatória e em  situação  de  desfavorecimento  em  matéria  de  qualificações  com  o  objetivo  de  favorecer  posteriores processos de qualificação escolar e profissional e melhoria das condições de empregabilidade.

No que respeita à entidade promotora esta deve apresentar um projeto integrado que contemple, designadamente:  a  descrição  das  atividades  a  desenvolver  por  cada  um  dos  destinatários, deve  justificar a  relevância  da  atividade  para  a  integração  dos  destinatários,  que  não  pode  consistir  no preenchimento de postos de trabalho; deve ter um plano de inserção para cada um dos destinatários; um orientador responsável pelo acompanhamento de  todos  os  destinatários  envolvidos  no  projeto e  o  projeto  deve  abranger  um  mínimo  de  dois  e  um  máximo  de  três  destinatários,  sendo que um dos destinatário deverá ser um licenciados e deve ter perfil pessoal  e  profissional  adequado  à  dinamização  da  atividade  a  desenvolver  em  conjunto  com  os  outros destinatários com menos qualificações.

Podem candidatar-se à Medida as pessoas coletivas de natureza pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. No que se refere às empresas podem candidatar-se a esta programa as empresas que iniciaram processo especial de revitalização, previsto no Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas e as empresas que iniciaram o processo no Sistema de Recuperação de Empresas  por  Via  Extrajudicial.

A sessão realizou-se no salão Nobre do Município de Vila Verde e contou com a presença de vários Presidente das juntas de freguesia e de responsáveis de diversas entidades do concelho.

0 comentários: