Vila Verde: Município acolhe Exposição de Fotografia 'A Casa' da Escola Secundária de Vila Verde





Foi ontem inaugurada oficialmente uma exposição de fotografia sob o tema a “Casa”, uma mostra da responsabilidade dos alunos do 8ºA, da Escola Secundária de Vila Verde (ESVV), integrada num projeto multidisciplinar que está a ser desenvolvido pelos mesmos em parceria com todos os professores daquela turma.

A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, acompanhada pelo Diretor da ESVV, Dr. Luís Monteiro, pelos Professores e pelos alunos presidiu à sessão de abertura referindo ”É uma honra para o Município de Vila Verde acolher esta exposição, pois podemos através dela dar a conhecer locais de beleza ímpar do nosso concelho, neste caso especial a freguesia de Gondomar, pelo que expresso o meus sinceros agradecimentos por terem escolhido a Câmara Municipal para expor o vosso trabalho.”  

Segundo as coordenadoras do projeto de “A Casa” esta exposição está integrada num projeto inovador, plurianual, de caráter multidisciplinar da turma do 8º A da ESVV, enquadrado no seu Plano de Turma, cujo objetivo principal é a construção do saber numa perspetiva integrada e transversal.

O projeto “A Casa” surge na sequência de um desafio lançado pelo diretor da Escola Secundária de Vila Verde, no âmbito da sua Carta de Missão. 

Segundo os responsáveis o projeto “A Casa” pretende aglutinar uma pluralidade de contributos de diversos agentes sociais, culturais e económicos da comunidade, na perspetiva de que a Escola é parte integrante de um contexto próprio, cabendo-lhe a função de aprofundar e dinamizar práticas de cooperação ativas e construtivas de um projeto educativo de excelência. 

Apresentado o projeto aos alunos, impôs-se concretizar uma atividade motivadora. Projetou-se, porquanto, uma visita de estudo à aldeia de Gondomar, espaço profundamente rural do concelho de Vila Verde. Durante a visita, os alunos, acompanhados de todos os seus professores, observaram a ambiência rural, nos seus aspetos ambiental, construtivo, paisagístico, patrimonial, bem como as atividades económicas da aldeia.

Embora a meteorologia não estivesse de feição,  o dia estava chuvoso e frio, os alunos não se pouparam a esforços para registar fotograficamente todos os pormenores observados. Com base nestes registos de imagem e no trabalho produzido nas aulas, organizou-se uma exposição que se encontra, agora, patente ao público nos Paços do Concelho de Vila Verde.

0 comentários: