Vila Verde: Viticultores de Vila Verde poderão usar a designação de 'Alvarinho'





É com muita satisfação que o CDS.PP vê, finalmente, os produtores e comerciantes de Vinho Verde chegarem a acordo quanto à liberalização do uso da designação Alvarinho para toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Lembramos que também Vila Verde teve neste assunto um papel muito relevante e meritório. Foi em sede de Assembleia Municipal, no dia 27 de Setembro de 2014, que o CDS.PP apresentou e fez aprovar uma Moção pelo alargamento da denominação “Vinho Verde Alvarinho” a toda a Região do Vinho Verde. Defendemos na altura, e agora vemos reconhecido esse esforço, que era da mais elementar justiça este alargamento, uma vez que o Alvarinho é produzido em 35 Concelhos e, por exemplo, o Alvarinho produzido no Alentejo podia usar a designação de “Alvarinho” e o produzido na região de origem que não fosse em Melgaço ou Monção, em Vila Verde por exemplo, não o podia fazer.
A liberalização será um processo gradual, que decorrerá nos próximos seis anos, cabendo agora ao governo alterar a legislação e por fim ao uso exclusivo dessa designação pelos produtores de Monção e Melgaço.
É desta forma que os interesses de toda são defendidos e que se vê muito reforçada a competitividade de toda uma região.
Os viticultores e a toda a região do Vinho Verde estão de parabéns!

0 comentários: