Soutelo: Silicon Valley, Tel Aviv e São Paulo em análise no IEMinho a 22 de janeiro (c/vídeo)





Silicon Valley, Tel Aviv e São Paulo são os três ecossistemas empreendedores que estarão em análise no IEMinho, em Soutelo, Vila Verde, no próximo dia 22 de janeiro.
O seminário internacional “Ecossistemas empreendedores” debaterá ainda as oportunidades de empreendedorismo na Nanotecnologia, assim como o empreendedorismo de base tecnológica.
Dispensando apresentações, Silicon Valley é de longe o maior, mais importante e influente ecossistema empreendedor, servindo de referência a todos os outros. Greg Horowitt, cofundador da T2 Venture Creation, uma empresa americana com foco na inovação de alto impacto nos setores de tecnologia e saúde é coautor do livro best-seller, “The Rainforest: the Secret to Building the Next Silicon Valley”, que analisa a dinâmica e drivers dos ecossistemas de inovação, com base na análise de mais de uma dezena de países em todo o mundo. “O segredo dos novos Silicon Valley” será o tema da intervenção de Greg Horowitt. No mesmo painel “Revolução empreendedora ou evolução empresarial?”, Omer Pomerantz, mentor, consultor e antigo CTO da Oracle Java Mobile e Embedded Solutions, em Tel Aviv, dará a conhecer o ecossistema israelita: background, política, números e tendências. Tel Aviv é o segundo maior ecossistema de empreendedorismo fora da Silicon Valley. Mas em termos de empreendedores per capita, está muito à frente dos EUA, tendo um ecossistema de financiamento altamente desenvolvido e uma forte cultura empreendedora. Israel tem a maior densidade de startups tecnológicas do mundo, onde quase todas as grandes empresas de tecnologia têm uma filial. O painel fica completo com a intervenção do diretor geral da Endeavor Brasil, Juliano Seabra, que mostrará como “Criar um ecossistema do zero: empreendedorismo de alto impacto no Brasil”. São Paulo é de longe o maior ecossistema startup no Brasil, com uma distribuição saudável de startups ao longo das diferentes etapas do seu ciclo de vida. A comunidade empresarial sul-americana está agora a ser descrita como os TechnoLatinas. A Endeavor é a organização mais importante de promoção da cultura empreendedora no mundo, lidera o movimento mundial de empreendedorismo de alto impacto e está presente no Brasil desde 2000. No período da tarde, o diretor do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e o fundador e CEO da Edigma integrarão o painel “Na senda de um mundo empreendedor”. Lars Montelius abordará as oportunidades de inovação e empreendedorismo existentes na Nanotecnologia; enquanto Miguel Oliveira falará sobre o empreendedorismo de base tecnológica. O painel encerra com o coordenador do IEMinho, Rui Fernandes, a apresentar os estudos de benchmarking internacional sobre práticas de empreendedorismo, elaborados pelo IEMinho, no âmbito do projeto “Improving Talent”. A participação neste seminário é gratuita, mediante inscrição prévia no website do IEMinho, em www.ieminho.pt

PROGRAMA

10h00 - Abertura
António Marques - Presidente do IEMinho
Emídio Gomes - Presidente da CCDRN
Pedro Gonçalves - Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade

10h45 – Revolução Empreendedora ou Evolução Empresarial?

O Ecossistema Israelita: Background, Política, Números e Tendências
Omer Pomerantz - Mentor, Consultor, antigo CTO Oracle, Israel

Criar um Ecossistema do zero: Empreendedorismo de alto impacto no Brasil
Juliano Seabra - Diretor Geral da Endeavor, Brasil

O Segredo dos novos Silicon Valley
Greg Horowitt - Co-Fundador da T2 Venture Creation, Silicon Valley

12h00 - Debate

12h30 - Almoço livre

14h30 - Na Senda de um Mundo Empreendedor

Nanotecnologia: Oportunidades de Inovação e Empreendedorismo
Lars Montelius - Diretor do Laboratórico Ibérico Internacional de Nanotecnologia

O empreendedorismo de Base Tecnológica
Miguel Oliveira - Fundador e CEO da Edigma

Apresentação dos estudos de Benchmarking internacional sobre práticas de empreendedorismo
Rui Fernandes - Coordenador do IEMinho

16h45 - Debate

17h00 - Encerramento



Vídeo de documentário sobre a origem da Silicon Valley (legendado em português):


0 comentários: