Vila Verde: Festas Concelhias de Stº António, quatro dias de intensa animação


As Festas Concelhias de Santo António, sob organização da Câmara Municipal de Vila Verde, decorreram na sede do Concelho de 12 a 15 de junho de 2014.
Foram quatro dias com um balanço fortemente positivo, onde mais uma vez e como imagem de marca de Vila Verde, a tradição e a modernidade se cruzaram proporcionando momentos de verdadeira animação e rara beleza.

A coexistência de profano e religioso sucederam-se ao longo de todos os dias dos festejos, constituindo uma das mais ricas expressões da cultura popular que confere fortes e variados motivos de atração a Vila Verde. Como tem sido hábito, a participação ativa de várias entidades concelhias tornam as Festas Concelhias de Santo António um dos momentos altos de confraternização e de partilha de todas as tradições culturais Vilaverdenses em plena sede do Concelho. O Santo António decorreu em vários pontos de Vila Verde e, como habitualmente, as festas encerraram em apoteose, com a majestosa sessão de fogo piromusical.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela “mais uma vez, as festas Concelhias de Vila Verde foram um verdadeiro sucesso em termos organizativos e proporcionaram espetáculos para todos os gostos, todas as idades e mobilizaram totalmente os Vilaverdenses. Também muitos milhares de forasteiros vindos do norte de Portugal e da vizinha Galiza nos visitaram, pois sabem que encontram sempre em Vila Verde motivo para se divertirem.”

Por seu lado, a Vereadora do pelouro da Educação, Cultura e Ação Social da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr.ª. Júlia Fernandes destacou “o reconhecimento e importância que damos às nossas associações e coletividades Concelhias ficou mais uma vez patente no cartaz que apresentamos para as Festas de Santo António. Todas elas tiveram a oportunidade de demonstrar o que de melhor se faz para enriquecer culturalmente as suas Freguesias, assumindo assim um papel primordial no cartaz das maiores festas do Concelho de Vila Verde.”

Ao longo dos quatro dias foram vários os tipos de animação presentes: o grupos de Zés Pereiras, a noite popular com as rusgas e as fogueiras, os cantares ao desafio, as marchas populares, a IIª Cãominhada Mixões da Serra-Fojo do Lobo-Aboim da Nóbrega, o Rally Paper, a Corrida de Cavalos (passo travado), a prova de tiro aos pratos, o torneio de malha, a prova de cicloturismo, o folclore com a realização do festival Luso – Espanhol e do Festival Folclórico Concelhio, o desfile etnográfico com muito tradição, história e animação, os desfiles das bandas filarmónicas, os vários espetáculos aos longos das festas como o Show do Minho, o concerto da Academia de Música de Vila Verde, a mostra de talentos musicais, a atuação Zé Pedro Ribeiro e sua banda, o espetáculo musical “João Paulo Rodrigues”, o Berg com orquestra Melody fusion e a participação de Miguel Oliveira. O Festival da Febra, sempre a ‘abarrotar’ e o After Party, um espaço de juventude e alegria, conferiram, ao logos dos dias, uma dinâmica especial a mais uma edição das grandiosas festividades em honra de S.to António.

0 comentários: