Vila Verde: É o concelho com mais agricultores jovens (via TVM)


"Vila Verde tem-se destacado por ser o concelho do país com maior número de jovens a apostar na agricultura", este foi um dos dados revelados durante a abertura da XXIIª Feira Mostra de Produtos Regioinais, a Festa das Colheitas de Vila Verde. O maior certame do país dedicado à ruralidade arrancou hoje prolongando-se até domingo, 6 de outubro, na Praça das Comunidades Geminadas (Campo da Feira), com organização do Município de Vila Verde e um conjunto de mais de meia centena de entidades parceiras.

Na cerimónia inaugural, que contou com a atuação da Verde Tuna, a Tuna dos colaboradores da Câmara Municipal de Vila Verde, estiveram presentes cerca de 300 pessoas, entre elas personalidades relevantes das instituições públicas e entidades relevantes da região.

Dos discursos protocolares sobressaiu o enaltecimento do papel do município de Vila Verde na aposta no setor agrícola, o que resulta "no concelho com o maior número de agricultores jovens candidatos ao PRODER", segundo revelou Mota Alves, presidente da ATAHCA, Associação da Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, um sintoma da forta aposta do concelho no setor primário.

A aposta na agricultura não é recente, "mostrando uma visão antecipada", como referiu o Eng. Carlos Domingos, gestor do Programa Operacional da Região Norte – ON.2. "Vila Verde começou muito antes do que o restante país a apostar no apoio à agricultura e,m inventivos aos agricultores, o que revela um visão estratégica, como o comprova 22 edições desta feira", referiu o representante do programa Novo Norte.

O facto de no concelho não se cobrarem taxas a quem aposta na produção agrícola é um dos fatores que tem pesado nos números favoráveis que Vila Verde tem apresentado ligados ao desenvolvimento agrícola. Foi António Vilela, presidente do município quem o enalteceu: "em momentos de dificuldade isentamos de taxas municipais os jovens que façam investimentos associados à agricultura, ao turismo e construção de habitação".

Vinte e dois anos depois, o certame "que começou na Praça de santo António com uma feira de produtos regionais, hoje possui esta dimensão", realçou ainda António Vilela, tendo adquirido uma importância ao nível da difusão da cultura e sendo hoje um motivo de atratividade turística.

Por isso mesmo, Marco Sousa, representante do Turismo Porto e Norte de Portugal, voltou ra reafirmar que a entidade "vai preparar uma candidatura da Festa das Colheitas à declaração de Interesse para o Turismo" a apresentar junto do instituto Turismo de Portugal. "Este é um evento essencial da promoção do turismo da região do Porto e Norte. A candidatura vai permitir uma série de novas oportunidades no sentido da valorização e do finalciamento a este cartaz turístico", acrescentou.

De Vila Verde, o Bombom de Queijo da Serra e a Cerveja Letra

Melhor prova do investimento e empreendedorismo que sobressai do concelho não poderia haver. A cervejeira artesanal Fermentum, com a nova Cerveja Letra e a marca vilaverdense Chocolate com Pimenta, com chocolates e doces artresanais, foram responsáveis por uma degustação especial, já no final da cerimónia.

Antes, a Chocolate com Pimenta apresentou o seu novo produto artesanal: um bombom de chocolate negro com creme de queijo da Serra da Estrela. 

Cristina Pimenta, esposa do mestre chocolateiro Pedro Sousa, autor deste novo produto, receita inédita e desenvolvida pelo mesmo revelou que a 'fórmula mágica' foi atingida "após várias experiências e noites de sono perdidas".

O segredo do bombom está mesmo no recheio, o creme de queijo da Serra: "por ser um produto que depende da qualidade do queijo, que por sua vez depende da qualidade do leite das cabras e daquilo que elas comem", explicou a empresária. Daí que este bombom terá uma venda restrita durante o ano, sendo "um produto de para vender nesta época, atingindo o auge no Natal", acrescentou.

O Bombom de Chocolate Negro e Creme de Queijo da Serra está pronto a ser colocado no mercado, com uma sugestiva embalagem de 12 unidades, que parece um verdadeiro queijo da serra, "e por menos de 10 euros", referiu Cristina Pimenta enquanto Pedro Sousa 'desembrulhava' a lata de bombons. Este produto é fruto de uma parceria com a marca Tia Minda.

A acompanhar a degustação, que incluiu o Bolo de Chocolate com cerveja artesanal Letra C (Stout) e o Pastel Antonino, a Fermentum apresentou as quatro cervejas Letra recentemente fabricadas na maior fábrica de produtção artesanal de cerveja do país, situada em Vila Verde, nos antigos armazéns municipais, inaugurada em setembro, com o 'apadrinhamento' do Município de Vila Verde.

0 comentários: