Vila Verde: Chuva intensa causou inundações no concelho (via C.M.)

Inundações na Lage (© Pedro de Vasconcelos)

Foi uma noite de desassossego a que se viveu ontem, na Rua Dr. António Santos Ferreira, próximo da Escola Secundária de Vila Verde.
Pouco passava da meia-noite, quando uma forte chuvada causou inundações em pelo menos três casas daquela rua. “Comecei a sentir a chuva e ao descer as escadas vi a água a entrar dentro de casa”, disse o morador Domingos Melo, ontem ao final da manhã, enquanto mostrava as várias divisões da casa ainda cheias de água.

Desolada estava também Carolina Magalhães, moradora na casa ao lado. “Está tudo estragado. A água entrava em casa pela sanita. Agora não tenho onde ficar, porque tenho a casa toda alagada. Passámos a noite sem ir a cama”, disse Carolina Magalhães.
Aliás os quartos de duas casas ficaram com cerca de 1,5 metros de água.
Dois carros que estavam nas garagens ficaram só com o tejadilho de fora. “Agora só para a sucata”, disse o proprietário de um deles.

Os moradores são unânimes em apontar o dedo à Câmara Municipal de Vila Verde. “A causa disto tudo é o mau funcionamento da rede de saneamento da câmara. Puseram as condutas a ligar a um ribeiro que passa aqui por trás das casas e com a chuva, a água recuou e entrou nas casas”. apontou Carolina Magalhães.

Os moradores queixam-se, ainda, que a única caixa de recolha de águas pluviais está quase sempre tapada. “Aqui apanhamos com as águas que vêm da zona d a escola e da rua de cima. Chegam aqui e encharcam tudo” disse outro morador. Os proprietários vão, agora, accionar os respectivos seguros.

Também na zona da Lage, uma casa do Lugar do Montinho ficou com cerca de um metro de água. O proprietário, Jaime Mota, diz que a “culpa é da câmara que não limpa um curso de água existente aqui ao lado”. O ‘Correio do Minho’ contactou a Câmara Municipal de Vila Verde durante o dia de ontem, mas não obteve qualquer resposta.

Habitação destruída em Aboim da Nobrega

Um casal de idosos residente na freguesia de Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde, ficou desalojado, ontem de madrugada, depois da casa onde viviam ter sido parcialmente destruído por uma derrocada de pedras e terra. O acidente aconteceu por volta da 1 hora de ontem, numa altura em que chovia torrencialmente.
A derrocada atingiu essencialmente a zona da sala de jantar da casa.

O casal, que na altura se encontrava a dormir no quarto, apercebeu-se de um grande estrondo e terá pensado tratar-se de trovoada. Só depois é que viu ter-se tratado de uma derrocada. Os dois idosos, que não sofreram ferimentos, vão agora ser alojados na casa de familiares.
Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde estiveram no local.
Ainda em Vila Verde, mas em Penso São Vicente, o mau tempo causou a derrocada de uma parte da estrada Municipal 531. A derrocada não causou vítimas.

Fonte Correio do Minho por Miguel Viana

0 comentários: