Face às condições climatéricas adversas que se têm feito sentir nos últimos dias no concelho de Vila Verde, o Município está a acompanhar a situação no terreno com várias equipas de resposta, com o objetivo de minorar os efeitos das intempéries e prevenir a ocorrência de novos problemas.
Sob a coordenação dos vereadores Júlia Fernandes e Patrício Araújo (responsáveis pelos pelouros, respetivamente, da Ação Social e da Proteção Civil), as equipas de trabalho do Município de Vila Verde, com capacidade de intervenção ao nível da ação social e da proteção civil, atuam no terreno de forma a minorar prejuízos e riscos para a população.
Por força dos efeitos de derrocadas e inundações, foi necessário realojar sete famílias, nas freguesias de Lage, Turiz, Vila de Prado e Aboim da Nóbrega. As diferentes situações estão sob acompanhamento e monitorização dos serviços municipais. Foram já suprimidos os obstáculos nos diferentes pontos de acesso e estradas afetados por derrocadas.
Numa ação de âmbito preventivo, o serviço de Proteção Civil está igualmente a assegurar o desimpedimento de diversas linhas de água, de forma a evitar a ocorrência de novas inundações e derrocadas por efeito das chuvas intensas, e a promover o reforço de muros e sustentação de terras.
Face às previsões climatéricas de continuação de precipitação acentuada na região, o Município apela também à população para manter a atitude de vigilância e alerta em colaboração com os serviços municipais. O Município de Vila Verde vai manter ativas as equipas de intervenção social e de proteção civil, de forma a assegurar a melhor resposta às situações mais problemáticas que possam ocorrer e minorar os efeitos para as populações.
Para mais esclarecimentos, pode contactar Dra Júlia Fernandes - tlm 926338645
0 comentários:
Enviar um comentário