Vila Verde: PSD quer 'maioria reforçada' (via C.M.)


António Vilela defende campanha positiva de propostas que garantem as melhores condições de vida para todos o Vilaverdenses.

Uma vitória com 'maioria reforçada' é o objetivo lançado pelo líder da candidatura do PSD ao município de Vila Verde, António Vilela, para as eleições autárquicas do próximo dia 29. A qualidade das propostas explanadas no programa eleitoral, aliada à reconhecida competência e mais-valia dos candidatos nas listas do partido aos diferentes órgãos autárquicos, fundamentam a confiança e determinação socialdemocrata.
'Somos a única candidatura que foi capaz de apresentar um programa arrojado e devidamente sustentado, com propostas concretas que asseguram o melhor desenvolvimento e progresso do concelho e das suas freguesias. Este programa é uma garantia de aprofundamento do trabalho contínuo que concretiza as melhores condições de vida para todos os Vilaverdenses', sustenta António Vilela.
Repudiando as campanhas de mentira e difamação que as candidaturas opositoras insistem em privilegiar, o cabeça-de-lista do PSD vincou a aposta dos socialdemocratas numa 'campanha positiva, de defesa de ideias e propostas para o melhor do concelho, como é próprio e normal de quem ama a sua terra'.
'As pessoas são inteligentes e sabem fazer a destrinça entre os que estão para servir o concelho e os que se metem na política apenas para se servirem do concelho e das suas populações', atirou António Vilela, confiante no acolhimento das suas propostas para manter o concelho no 'Rumo Certo'.

Concelho mais moderno, competitivo e atrativo

Na explanação do seu programa - apresentado já na abertura da sede de campanha, que levou à Avenida Abade de Priscos, junto à igreja de Vila Verde, a maior mobilização de apoiantes de todas as candidaturas nesta campanha -, o líder socialdemocrata frisou que o projeto está alicerçado 'no espírito de iniciativa, no empreendedorismo e na capacidade de realização de uma equipa coesa e qualificada'.
A proposta para um desenvolvimento sustentável assenta no 'cuidado planeamento das ações a efetuar e na valorização das potencialidades do território', a par de 'o melhor aproveitamento possível dos fundos do próximo quadro comunitário de apoio'. 
'Tudo faremos para proporcionar bem-estar aos munícipes, ajudando-os também a serem capazes de gerar riqueza, criar emprego e tornar o concelho mais moderno, competitivo e atrativo', compromete-se António Vilela.
A aposta em incentivos fiscais e na melhoria das infraestruturas e equipamentos, que valorizem sobretudo a inovação e o desenvolvimento tecnológico em estreita ligação com a qualidade ambiental, constitui o vetor central de ação para atrair investimentos e gerar emprego.
A criação e ampliação de zonas industriais, a isenção de taxas - designadamente em obras destinadas a fins turísticos, agrícolas, pecuários ou florestais -, a dinamização do comércio tradicional, o apoio ao artesanato e a aposta no I9Park em Soutelo fazem parte das propostas para a área do desenvolvimento económico.

Ciclovias e piscina ao ar livre

Tendo em vista o desenvolvimento e a promoção das potencialidades turísticas do concelho, a candidatura do PSD aponta uma forte aposta na valorização e requalificação das margens ribeirinhas.
A construção de ecovias e ciclovias, com particular destaque para o percurso que fará a ligação até Esposende ao longo do Homem e Cávado, é o investimento mais apelativo, num plano que prevê dotar as áreas fluviais com equipamentos de lazer e de fruição. destaca-se ainda o compromisso de criar e dinamizar trilhos pedestres de todo o património concelhio.
Neste programa, a candidatura de António Vilela consolida a proposta de avançar para a criação de um Centro de Alto Rendimento Desportivo na Vila de Prado e construir uma piscina de ar livre.

Educação solidária

Na área da educação, numa altura em que está praticamente completa a requalificação do parque escolar e que faz do concelho uma referência nacional nesta área, a aposta do PSD assenta no reforço da oferta formativa e de qualificação de competências das pessoas.
O apoio às famílias mais carenciadas é um dos pontos de honra da candidatura, que se compromete ainda em proporcionar atividades de enriquecimento curricular que vão ao encontro das necessidades e aspirações das famílias. O programa inclui o pagamento total das despesas com os transportes escolares dos alunos dos ensinos pré-escolar e básico, e o pagamento de 50% das despesas com transportes escolares a todos os alunos do Ensino Secundário.

Mais coesão social

O dinamismo das Juntas de Freguesia é um dos fatores determinantes para a concretização do programa socialdemocrata, que na área da coesão social se propõe ainda apoiar a autoconstrução e fomentar a construção de habitações sociais.
Isentar os jovens e as famílias carenciadas nas taxas de construção, assim como nas taxas de ligação de água e saneamento, manter a taxa mínima de IMI e aplicar um tarifário social no fornecimento de água fazem igualmente parte do programa, que dedica ainda forte atenção ao urbanismo e ordenamento do território, promoção da saúde, das vias de comunicação e acessibilidades internas.

Melhor ambiente e mais saneamento

Um dos compromissos mais fortes da candidatura liderada por António Vilela é a melhoria dos serviços da recolha de lixo, reforço da rede de abastecimento de água e o alargamento da rede de saneamento.

Dando continuidade ao grande investimento na construção da rede de saneamento em alta e da ETAR de Cabanelas, António Vilela assume que a rede de saneamento vai chegar, no próximo mandato, a 75% da população do concelho.

'Um objetivo arrojado, mas perfeitamente enquadrado no plano de implantação e desenvolvimento da rede de saneamento ao longo do concelho', assegura António Vilela, que reitera o compromisso de isentar as famílias do pagamento de tarifas de ligação de saneamento básico nos primeiros 30 dias após a instalação de novas redes.

No que toca à recolha de lixo, o projeto social democrata passa pelo incremento da separação de resíduos através de campanhas de sensibilização e da instalação de mais ecopontos. Há mesmo o compromisso de instalar contentores subterrâneos para resíduos sólidos urbanos no concelho e reforçar o serviço de recolha, com recurso à prestação de serviços privados que poderão até diminuir os custos para o município e, consequentemente, para os munícipes.

0 comentários: