Thames Town é uma cidade chinesa, construída de raiz, que custou €590 milhões (R$ 1,7 milhões) e assemelha-se, em toda a sua estrutura urbanística, a uma cidade inglesa – o nome já o deixa a antever, aliás.
Há, no entanto, algo que não bate certo nesta cidade a 30 quilómetros de Xangai: ela está completamente vazia, de acordo com a imprensa internacional. O leitor, aliás, pode ver nas fotos que publicamos abaixo: a cidade tem todos os clichés de urbe inglesa: as cabines de telefone vermelhas, capela gótica, edifícios Tudor e pubs típicos.
A imprensa britânica compara-a ao filme The Truman Show – uma cidade a brincar, construída em 2006 e que é apenas visitada por turistas e recém-casados: os noivos escolhem Thames Town para tirarem as fotos de casamento, inclusive.
Há lojas com nomes como Mike’s Records ou The Fish Bar, mas estão, invariavelmente, vazias.
A cidade foi construída para o projecto “One City, Nine Towns” (“Uma cidade, nove vilas”, em português), que previa uma cidade e nove vilas satélite à volta – outra das cidades tem uma torre Eiffel e outros edifícios e monumentos parisienses, monumentos espanhóis ou alemães.
Não é a primeira vez que aqui publicamos artigos sobre as cidades fantasma chinesas. Para além de impulsionarem a economia do País – ainda de que forma fictícia – que mais se esconderá por trás destas construções desertas?
Fonte Green Savers (com fotos)
Vídeo apresentando a cidade de Thames Town na China:
0 comentários:
Enviar um comentário