Cabanelas: ETAR vai estar pronta em Junho (via Correio do Minho)

Exemplo dos processos de tratamento de uma ETAR


A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cabanelas, em Vila Verde, vai estar concluída em Junho deste ano.
A promessa foi deixada, ontem, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, durante a inauguração das obras de requalificação da Fonte da Aldeia, em Cabanelas.

António Vilela afirmou, ainda, que “a obra dos interceptores já está no terreno e devem estar concluídas em Junho deste ano”. Nessa altura dever-se-á. também, proceder à conclusão do abastecimento de água ao domicílio na freguesia.
Estes foram, aliás dois dos anseios apontados pelo presidente da Junta de Freguesia de Cabanelas, também presente na mesma cerimónia.

António Esquível lembrou, ainda, a importância de se construir uma ligação rodoviária da freguesia a que preside ao parque industrial de Oleiros, também em Vila Verde.
Quanto às obras da sede da junta,“dentro de duas ou três semanas vão arrancar”, disse António Esquível.

Fonte de tradição

Sobre a Fonte da Aldeia, o presidente da Junta de Cabanelas, lembrou que as obras de requalificação “são um orgulho para todos nós e para os nossos antepassados.”
Os trabalhos incluíram a construção de muros, de um colector de águas da Avenida da Igreja, de um pequeno tanque na fonte e de um lavadouro público.
Terão, segundo António Esquível, custado entre três e quatro mil euros.

Já o presidente da câmara vilaverdense, referiu que a fonte significa que “há dois aspectos a preservar. A água, que ainda é abundante, e o património”. 
Nesse sentido, António Vilela, sugeriu mesmo que se faça um roteiro das fontes existentes no concelho de Vila Verde.
A inauguração da Fonte da Aldeia contou com elementos do rancho folclórico da freguesia que recrearam costumes como o de lavar a roupa na fonte, os namoricos à moda antiga, e a recolha de água em cântaros.

Fonte Correio do Minho por Miguel Viana

0 comentários: