Moure: EB 2 e 3 ajuda a contruir escola em Moçambique




Em anexo, texto escrito pelo Padre Vitor a este propósito. O Padre Vitor é natural de Moure, Vila Verde é responsável pela Missão de Fonte Boa, Moçambique e também pela construção desta escola.

“A região de Msaladzi, situada no Distrito de Tsangano, Província de Tete, é rural, com características bastante medievais, onde a grande parte do trabalho agrícola se faz à enxada e pouco com o arado puxado por bois. agricultura é de subsistência: comem o que produzem e vendem o excedente, muitas vezes, a qualquer preço, porque não têm como o guardar e também porque com o que vendem compram o açúcar, a roupa, os sapatos que os filhos usam na escola, de plástico ou em segunda mão. Nesta região não há escola secundária. Aliás, em todo o Distrito de Tsangano a que pertence Msaladzi, só há 5 escolas secundárias. Estas ficam longe de casa da maior parte dos estudantes (a 50, 60 e 80 quilómetros), por isso, têm de alugar casas para viver. Aos fins-de-semana vão a casa buscar comida: farinha de milho, batata, feijão... Tudo isto com muito sacrifício, devido às distâncias que percorrem a pé, pois os transportes no meio do mato são escassos. Atendendo a estas circunstâncias e a outras que não vou descrever aqui, nós missionários jesuítas, gostaríamos de levar avante este projeto de construir uma escola, a funcionar em regime de internato, nesta região.

A Escola que estamos a construir é muito simples, de um só piso, com materiais o mais simples possível. Os tijolos fazemo-los nós. Estes não são cozidos, mas ficam duros. A pedra para os alicerces existe perto.

Prevemos, para além das aulas, formação de carácter humano e acompanhamento pessoal de cada aluno. Para além disso, e para fazer face às necessidades de alimentação, os alunos internos terão um tempo por semana de trabalho no campo ou na horta, para produzirem pelo menos uma parte do que comerão.”

P. Vítor Lamosa

(Responsável pela Missão de Fonte Boa e pela construção da escola)

0 comentários: