Vila Verde: Avança Mestrado em Tecnologias Educativas na Biblioteca Municipal (via C.M.V.V.)





A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela acolhe, a partir de hoje, 12 de Outubro, um curso de mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Tecnologias educativas, que complementa a formação dos licenciados nas áreas do Ensino, Educação e Formação. Uma especialização frequentada por 25 mestrandos e orientada por docentes da Universidade do Minho.
Na sessão de abertura, marcaram presença representantes do Município e da UM, nomeadamente o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, a Srª Vereadora da Educação, Drª Júlia Fernandes, bem como Isabel Coutinho e Bento Silva, professores do Instituto de Educação e Psicologia da UM.
Dirigindo-se em particular aos formandos, o Sr. Presidente da Câmara considerou que eles “ficam na história porque corporizam, de algum modo, a introdução do ensino superior no Concelho, através da extensão a Vila Verde de um curso em regime aberto no âmbito da Casa do Conhecimento. Brevemente, – anunciou o Edil – a incursão de Vila Verde pelo ensino universitário terá continuidade com a abertura de uma Escola Superior de Gastronomia”.

O Dr. António Vilela mostrou-se, entretanto, convicto de que «ainda no âmbito do mestrado que hoje se inicia, os formandos poderão transferir-se para as novas instalações da Casa do Conhecimento, dado que as obras irão ter um impulso decisivo».
Para já, a turma de mestrado está a trabalhar no renovado Salão Nobre da Biblioteca Municipal e é composta por alunos de vários pontos do País, estando a duração do semestre fixada em 14 semanas. 

Do curso constam as seguintes Unidades Curriculares:

1º semestre
-Tecnologia e Comunicação Educacional
-Educação à distância e e-learning
-Imagem e Educação
-Métodos de Investigação em Educação

2º semestre
-Educação e Formação em Rede
-Conteúdos Educativos e Novas Literacias
-Seminário de Investigação em Tecnologia Educativa
Opção
-Currículo e Avaliação da Formação
-Supervisão da Formação

O mestrado a lecionar em Vila Verde funcionará em modo b-learning, com 50% das sessões presenciais às sextas-feiras das 14h às 20h (as restantes 50% ocorrerão, dentro do mesmo horário, em modo online via plataforma web,chat,videoconferência, fórum, etc).
Envolvendo a participação ativa da Unidade de Inovação e Conhecimento do Município de Vila Verde, liderada pelo Eng Ismael Graça,  o mestrado encaixa numa estratégia de lançamento da atividade da Casa do Conhecimento, projeto que tem como parceiros, entre outros, o Município e a Universidade do Minho.
Vocacionado para os profissionais da formação e do ensino, este Mestrado pretende operacionalizar uma estratégia de descentralizar o acesso à formação especializada de nível superior numa iniciativa de âmbito local. Para o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, "trata-se de um bom exemplo da abertura da UM à região, do resultado concreto das excelentes relações que o Município mantém com a Universidade bracarense e do enorme potencial que o projeto da Casa do Conhecimento tem no âmbito das novas tecnologias e das ciências da informação e comunicação”. 
 De acordo com os promotores, os municípios devem explorar e rentabilizar o elevado potencial das universidades e das instituições de I&D como forma de sustentarem a sua estratégia local de competitividade baseada na inovação e no incremento das competências académicas, tecnológicas e científicas das populações.

0 comentários: