Escariz S. Mamede: Organiza iniciativa "Sabores da Terra" (via Correio do Minho)



Uma garraiada, um festival folclórico, um magusto, uma feira de produtos agrícolas e um grande encontro de tocadores de concertina são algumas das iniciativas que pautam o evento ‘Sabores da Terra’ que decorre este fim-de-semana em Escariz S. Mamede, Vila Verde.
Esta é mais uma iniciativa inserida no programa da ‘Rota das Colheitas’, promovido e dinamizado pela Câmara Municipal de Vila Verde, empresa municipal ‘Proviver’, em parceria com as juntas e associações locais.

Verbas para a requalificação do adro e centro cívico

Os ‘Sabores da Terra’ de Escariz S. Mamede vão “promover os sabores e os saberes da terra, os produtos regionais, essencialmente agrícolas e gastronómicos, garantindo a venda de produtos típicos e genuínos e dar a conhecer também freguesia, as suas potencialidades, as suas tradições e as suas gentes”, indica a organização do certame. Esta é uma iniciativa que já vai na terceira edição e que tem ainda como finalidade a angariação de verbas para a requalificação urbanística de toda a envolvente à igreja (adro e centro cívico) e construção de uma capela mortuária.
Os visitantes da ‘Sabores da Terra’ poderão também apreciar, durante todo o fim-de-semana, a gastronomia local nas várias tasquinhas que estarão no local do certame, e onde não falta o vinho verde de lavrador. 

A igreja paroquial da freguesia vai estar toda ornamentada com produtos agrícolas da época. São verdadeiras obras de arte feitas de cereais, hortícolas, frutas e outros materiais. 
De referir que a organização envolve toda a comunidade, desde a Junta de Freguesia de Escariz S. Mamede e respectiva paróquia, até às pessoas da comunidade que contribuíram com os seus produtos na organização da feira. O programa ‘Na Rota das Colheitas’ prossegue até Novembro ainda com uma série de iniciativas relacionadas com as actividades agrícolas.


Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira (com notícia completa)

0 comentários: