Vila Verde: Arranca amanhã a FESTA DAS COLHEITAS XXI Mostra dos Produtos Locais (via TVMinho)


Festa das Colheitas 2007

O Concelho de Vila Verde inaugura, amanhã, uma das suas principais etapas do calendário anual de festividades, com a abertura oficial da Festa das Colheitas e da Feira Mostra de Produtos Locais. Iniciativa que irá certamente atrair à sede do município milhares de visitantes ávidos do contato com as tradições e produtos associados ao mundo rural. 
Há também um toque de modernidade bem demonstrada, por exemplo, na atuação de centenas de jovens que irão animar o recinto exterior da feira, com um espetáculo de ança, momentos antes da cerimónia inaugural marcada para as 11h00 e que abre com a atuação da Verde Tuna Municipal de Vila Verde.
Segue-se a bênção das colheitas, a cargo do Pároco de Vila Verde e um conjunto de intervenções de alguns convidados de honra.
A cerimónia prossegue com a apresentação e degustação de produtos artesanais, nomeadamente os chocolates e a cerveja minhota.
Refira-se que a entrada no recinto da Festa das Colheitas de Vila Verde é totalmente gratuita, havendo apenas um preço simbólico para o acesso à Festa do Caurdo.
Após nova interpretação da Verde Tuna, os convidados efetuam a habitual visita aos stands e ao contato direto com os expositores.
Com 162 expositores, 62 dedicados ao artesanato, 22 à venda de produtos agrícolas, 15 a entidades de responsabilidade social, mais dois restaurantes, quatro bares, seis tasquinhas, 12 de venda de doçaria, oito de vinhos, 10 de fumeiros, para já não mencionar outros volantes como a venda de maquinaria agrícola, empresas de outros setores, e no exterior do recinto, a venda de gado bovino e caprino e as tendas ambulantes.
Às iniciativas que todos os anos asseguram enchentes na festa - o Festival Gastronómico, a Festa do Caurdo, o Encontro de Tocadores de Concertinas, a Feira Tradicional 'Reviver o passado', a Festa do Vinho, a Mega Aula das Colheitas dos Seniores Activos, os concursos de produtos típicos como o mel, a marmelada e a broa, as práticas agrícolas mais populares como a desfolhada e malhada do milho, o magusto tradicional e a pisada de uvas - associam-se este ano novidades que aliam a componente da estética e da moda, ao saudosismo e criatividade: um desfile de penteados inspirados nas colheitas, um desfile de vestidos de noivas de outras épocas, desde o século XVIII, organizado pelos Amigos do Museu de Terras de Regalados, um showcooking outonal proporcionado pela e na EPATV, ainda a conclusão do concurso de um novo doce típico de Vila Verde, o Doce de Regalados e a parceria com os militares que vão organizar uma demonstração, na Praça de Sto. António, de cães de guerra paraquedistas.

Programa completo na seguinte ligação.

0 comentários: