Europa: Alemanha cria programa para empregar jovens europeus (via Ag. Financeira)


  
Se está a pensar em emigrar, esta pode ser a sua oportunidade. Muitos dos que partiram e vivem lá fora, já nem pensam em voltar. «Nem que ganhasse o Euromilhões», dizem.

A Agência Federal de Trabalho Alemã (conhecida como BA, na sigla do almeão) vai lançar um programa para ajudar a empregar jovens europeus na Alemanha. O projeto arranca em 2013 e conta com um investimento de 40 milhões de euros por ano, escreve a Lusa.

Os jovens entre os 18 e os 35 anos, de outros países da União Europeia, serão os beneficiados com este programa, que prevê, por exemplo, o financiamento de cursos de alemão. O não domínio da língua é considerado «um dos principais obstáculos» para quem procura trabalho na maior economia da Europa, explicou Raimund Becker, da BA, durante a apresentação do programa.

A dotação de 40 milhões anuais servirá também para suportar, por exemplo, as despesas com o reconhecimento na Alemanha de cursos de outros países da União Europeia.

O desemprego na Alemanha tem vindo a baixar e atingiu os 6,5% em setembro, valor que já não se via há mais de duas décadas. O país, com uma população ativa de 41 milhões de pessoas, regista cerca de 2,8 milhões de desempregados, mas precisa sobretudo de mão-de-obra estrangeira especializada, em áreas como a engenharia, informática e saúde.

Nos últimos meses, os portugueses interessados em emigrar têm inundado as empresas alemãs de candidaturas, como a Volkswagen. E a verdade é que o número de trabalhadores portugueses na Alemanha está mesmo a aumentar.

0 comentários: