Vila Verde: SOS Racismo acusa GNR de "extrema violência" numa rusga (via JN)



O movimento SOS Racismo acusou a GNR de ter usado "extrema violência" durante uma rusga num acampamento cigano em Vila Verde, mas fonte daquela força policial garantiu que foram usadas "as técnicas adequadas à perigosidade" da operação.
Segundo o SOS Racismo, que se baseia em relatos de membros da referida comunidade, algumas das pessoas presentes no acampamento foram molhadas, para de seguida serem alvos de choques elétricos através do uso de "taser".

Há relatos do recurso a pontapés, socos, armas brancas, bastões e tiros de balas de borracha "de forma indiscriminada, atingindo vários elementos, num espaço onde se encontravam crianças e menores obrigadas a assistir ao que se passava".

"Vários elementos da comunidade foram agredidos verbalmente com conteúdos racistas e obrigados a comportamentos humilhantes", acrescenta.

Denuncia ainda "revistas aleatórias a membros da comunidade, incluindo despir uma mulher em frente a agentes do sexo masculino".

Considera que esta operação "aparenta contornos de desproporção do uso da força" e consubstancia "uma óbvia discriminação, por se tratar de uma comunidade cigana".

2 comentários:

Anónimo disse...

coitadinhos dos ciganos, deixem-os andar a vontade nao façam nada e depois quando eles fizerem mal a alguem a ver se vem alguem nos defender. Esse (sos racismo) devia ter vergonha de apoiar apoiar uma comunidade perigosa. Afinal para que serve a policia? para nos proteger ou para defender os criminosos? Na minha opiniao foi uma boa intervenção visto ser uma comunidade perigosa.

Anónimo disse...

LOOL
A sério? O trabalho das forças de segurança nunca estará bem para os media... haverá sempre algo para criticar!
Esses mesmos polícias arriscam a vida todos os dias para manter a população segura, dão a cara para encontrar e eliminar tudo o que ameaça o bem estar da população! Acham que é de animo leve que se entra num acampamento cigano para fazer uma rusga!? Acordem!! Até hoje já conheçi ciganos de bem, admito, mas até esses admitem que a sua comunidade é corrupta e violenta!!
Os policias fizeram o que tinham a fazer, nada mais!! Talvez se fizessem mais vezes não existiriam tantos assaltos, tanta droga nas ruas e tanto mal.
Concluindo, não me acredito que tenham usado de força em escesso e se usaram fizeram porque precisavam e fizeram-no bem!!
Bom trabalho!!