Vila Verde: Programa "Na rota das Colheitas" prossegue em Lanhas, Escariz S. Martinho e Coucieiro (via C.M.V.V.)



Na Rota das Colheitas prossegue este fim de semana com duas propostas intensas: uma vindima com pisada tradicional de uvas, no sábado, 29 de setembro, a partir das 14:30, em Lanhas, e a XI Festa das Colheitas em Escariz S. Martinho, com dois dias (29 e 30 de setembro) a agradecer as colheitas em troca de obras de artes produzidas com frutos, sementes e legumes. O festejo dos frutos da terra está a atingir o auge!


Este sábado, 29 de setembro, a Quinta da Igreja, na freguesia de Lanhas, vai abrir as suas portas a todos os que queiram participar na vindima das uvas que futuramente transformar-se-á em vinho verde. A Associação de Freguesias de Vale do Homem é a responsável pela organização desta atividade, através do seu presidente, José Pimentel Silva, que aproveita para convidar "todos os quantos queiram ajudar nos trabalhos, para juntarem-se e trazerem um cesto, pois pode não haver para toda a gente".
"Vamos começar às 14:30", informou o autarca da Junta de Freguesia de Coucieiro. "A vindima vai fazer-se no chão", acrescentou, "pois trata-se de uma vinha moderna". Pelas 17:30 está previsto começar a pisada das uvas, no lagar da herdade, cuja localização fica atrás da Igreja de Lanhas.
De resto, a atividade será animada por tocadores de concertinas, amigos do proprietário da Quinta e ainda haverá um lanche tradicional, com pataniscas, broa, vinho verde e outros petiscos, partilhados com o público. À noite está destinado um jantar, como é tradição, para quem trabalhou nesta prática agrícola.

XI Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho

Pelo 11º ano Escariz S. Martinho prepara-se para agradecer, de forma especial, os frutos que recolhe da terra realizando, durante dois dias (29 e 30 de setembro), a Festa das Colheitas. O ponte forte do evento estará exposto na Igreja, com dezenas de trabalhos realizados pelos habitantes da freguesias, a maioria camponeses. Altares emparelhados com arranjos feitos com legumes e frutos são adicionados aos santos prediletos e a Igreja transforma-se numa galeria suis-generis. A par destes, vários quadros retratando passagens bíblicas ou figuras santas decoram o espaço, todos feitos recorrendo à colagem de milhares de sementes, num trabalho de artesão.
Mas a Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho tem múltiplos pontos de interesse, como os concursos de Vinho de Maçã e de Máscaras, a desfolhada noturna de sábado, acompanhada de um verdadeiro arraial minhoto, a Feira das Colheitas na manhã de domingo, que dura enquanto houver o que vender, a Festa da Patanisca nessa tarde, e a animação musical, com as concertinas e os cantares ao desafio, ao serão de sábado, e a tarde de folclore, no domingo.

Programa da XI Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho

sáb, 29 set
14:30 Cortejo: desfile de Oferendas. Concertinas e cavaquinhos.
16:00 Corte do Milho e merena no campo, com pataniscas, broa e vinho.
16:30 Exposição de quadros de sementes e arranos de altares (Igreja e salão paroquial)
20:30 Grande Desfolhada, sardinha assada, caldo à lavrador, broa de milho e vinho verde.
Concurso de máscaras
21:00 Grandiosa atuação de concertinas e cantares ao desafio

dom, 30 set.
10:oo Eucaristia em ação de graças pelas colheitas. Benção aos campos de Escariz.
11:30 Feira das Colheitas: venda de produtos agrícolas, vinho de maçã, bolo caseiro, frango, marmelada.
15:30 Festa da Patanisca
16:00 Tarde de Folclore
17:30 Concurso de Vinho de Maçã

Desde já agradecemos a vossa atenção. Esperamos por vocês para partilhar a alegria destas atividades.

Texto e fotos: Flávia Peixoto
-- 
Siga a Rota em

0 comentários: