Escariz São Martinho: José Manuel Fernandes: “Ruralidade é sinónimo de qualidade” (via Correio do Minho)


Junta de Freguesia, Escariz S. Martinho

O povo juntou-se, ontem, em Escariz São Martinho, Vila Verde, para cortar e desfolhar o milho, tal como ainda há 50 anos acontecia. Na igreja matriz, trabalhos de arte minuciosos, feitos à base de sementes das colheitas deste ano e de muita paciência, adornavam os altares para ser apreciados por centenas de po-pulares e visitantes. O eurodeputado José Manuel Fernandes fez questão de marcar presença da festa, onde elogiou as tradições vilaverdenses e fez jus à sua ruralidade.

Há 11 anos que a localidade faz a Festa das Colheitas - enquadrando-se agora, também, ‘Na Rota das Colheitas’ promovida pelo Município de Vila Verde e empresa municipal Proviver, em colaboração com as juntas e associações de cada uma das suas freguesias.

“Tudo o que é feito com alma e com base nas nossas tradições só pode dar bons frutos”, salientou o eurodeputado durante a visita à festa de Escariz São Martinho, indicando que o projecto em que também colaborou desde a primeira hora com vista à recuperação das actividades agrícolas mais ancestrais do concelho, que contam a sua história e que são também aquilo que de mais genuíno preserva.

“Ruralidade é, sobretudo, sinónimo de qualidade de vida e até de esperança para a agricultura”, sublinhou José Manuel Fernandes, apontando para as políticas que a União Europeia (UE) tem vindo a desenvolver no sentido de apoiar o sector. “De 2007 e até 2013 vem disponibilizando milhões de euros destinados à agricultura. Mas a verdade é que cabe a cada um de nós utilizar bem esses recursos”.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: