Coucieiro: Convite à procura da espiga rainha (via Correio do Minho)



No próximo sábado,  22 de setembro, vai realizar-se uma desfolhada e malhada do milho partilhada com o público, na Quinta do Carvalhal, em Coucieiro (Vila Verde). Organizada pela Associação de Freguesias do Vale do Homem, esta atividade agrícola insere-se na programação turístico-cultural do município de Vila Verde, Na Rota das Colheitas, e visa promover e perpetuar as tradições ancestrais ligadas ao mundo rural.

A apanha do milho está prevista arrancar ainda com o sol forte. No meio do campo, mais mulheres do que homens embrenham-se pelo meio da palha que sufoca o ar e cortam as que têm espiga. Outras preferem retirar logo a espiga e deixar a cana a secar mais uns dias ao sol. As canas cortadas neste dia, são trazidas pelo carro puxado por uma parelha de bois. Este trabalho, que requer cordenação e força, já é mais indicado para os homens, mas os géneros entreajudam-se.

Enquanto a maioria desfolha as espigas, as canas são amealhadas e preparadas para formar medas que se vão erguer grudadas a postes, alguns atingindo a dezena de metros. Um homem corajoso vai aventurar-se a subir, desafiando as alturas, e a construir a meda. É um trabalho perigoso e dos mais emocionantes de se ver nesta época de colheitas. O ambiente vai ser animado e 'pintado' pelos sons, cantares  e trajes típicos dos Tocadores de Concertinas de Coucieiro e pelo Rancho Folclórico de Marrancos.

As espigas, que no próximo sábado serão desfolhadas, vão ser apanhadas dos campos da Quinta do Carvalhal, que fica na estrada que liga as freguesias de Coucieiro e Sande. Dezenas de pares de mãos são esperadas para a desfolhada, uma tarefa mais feminina. Numa das mais bem organizadas tarefas agrícolas que a fase das colheitas contempla, a desfolhada prova quão perfeita é a natureza e quão fundido na sua harmonia o homem está.

0 comentários: