Vila Verde: Apresentou PIDETUR - Plano Integrado de Desenvolvimento Estratégico do Turismo (Via C.M.V.V.)

Espigueiro - Gondomar - Vila Verde

«Este é mais um documento estratégico onde assentam bases capazes de gerar novas e mais arrojadas dinâmicas de desenvolvimento de Vila Verde. De resto, o turismo é um sector estratégico de futuro para o Concelho». Foi assim que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, lançou a cerimónia de apresentação pública do PIDETUR - Plano Integrado de Desenvolvimento Estratégico do Turismo, acção que junta – esta tarde - no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Verde especialistas, convidados ligados ao sector, ‘actores’ locais, alunos de Turismo e agentes de desenvolvimento concelhio. Durante cerca de uma hora, coube ao responsável pela elaboração do documento, Dr. Luís Ferreira, apresentar o PIDETUR, sob o olhar atento dos presentes, com destaque para o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ENTPNP), Dr. Melchior Moreira.

A obtenção da ‘Certificação de Excelência do Destino Vila Verde’ «será o marco a alcançar e o resultado a apresentar aos stakeholders» é um objectivo claramente traçado pelo Plano hoje apresentado. Um plano que «consolida a visão de turismo para o município no futuro» e que parte da base já conhecida, o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo, apresentado há cerca de um ano atrás.
Nos últimos doze meses, o Dr. Luís Ferreira, Consultor e Partner de Horwath HTL, estudou, analisou e materializou em plano o que hoje foi apresentado.

O PIDETUR projecta 39 projectos a desenvolver num espaço temporal de 2011-2018. «Propõe-se, contudo, que o Plano Integrado de Desenvolvimento Estratégico do Turismo-PIDETUR contemple um plano prioritário e específico, a três anos (2011-2013), denominado Plano de Excelência Turística (PET) de Vila Verde)», avançou aquele responsável, acrescentando que «permitirá construir momentos de consolidação e garantir, no final, o reconhecimento do destino por parte do mercado».

«Avançaremos com estes 39 projectos – ou parte – consoante prioridades», fez questão de verificar.
Objectivamente, mercê da análise e levantamento feito no último ano, deu conta de que «Vila Verde deve continuar a apostar em fazer coisas diferentes e potenciar ainda mais os seus grandes eventos». E foi mais longe: «Vila Verde casa bem com ‘Namorar Portugal’».
Na sua óptica, «o destino Vila Verde precisa de mais massa crítica». E juntou a ideia de que é preciso apostar «na intermunicipalidade. Devem criar sinergias e partilhar espaços, territórios e iniciativas», ficando-se em Amares e Terras de Bouro.

Revelou aquilo que parece ser óbvio: «o mercado espanhol deve ser a principal aposta em termos de mercado externo (já representa 9% do alojamento».
E – para que não restem dúvidas - «Vila Verde tem recursos naturais e edificados únicos, uma gastronomia de excelência e alojamento rural de grande qualidade. Devem manter a aposta na ruralidade».
Algumas ideias apresentadas aos presentes, no Dia Mundial do Turismo. O Presidente da ERTPNP também marcou presença. O Dr. Melchior Moreira diz que «Vila Verde está na linha da frente» e que «é claramente um exemplo para a Região». Acabou dizendo que «Vila Verde namora e apaixona quem o visita».
Já - na abertura – o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, fez questão de frisar que «este é o caminho que queremos para Vila Verde, uma terra com turismo de excelência e com uma oferta qualificada».

Uma referência para o Presidente do Conselho de Administração da PROVIVER EEM, Dr. Manuel Barros, que tem gerido este processo de perto. «Este é um tema que entrou definitivamente na agenda política do Concelho e não vamos descansar enquanto não conseguirmos tornar Vila Verde um destino turístico de excelência».
No mesmo tom, a Vereadora do Pelouro do Turismo, Drª Júlia Fernandes, destacou «os mil em um encantos» que Vila Verde tem «para descobrir».

0 comentários: