
O primeiro fim-de-semana de outono (24 e 25 de setembro) é marcadamente desportivo, em Vila Verde. Várias associações da Vila de Prado juntaram-se para organizar uma atividade que proporcione diferentes propostas desportivas, para toda a família.
A pé, de bicicleta ou de caiaque, é só escolher, na iniciativa polidesportiva ‘Família – Desporto na Natureza’, coorganizada pelo Centro de Convívio e Cultura de Prado, Clube Náutico, Grupo de Escuteiros e Grupo Desportivo de Prado, evento inserido na programação municipal Na Rota das Colheitas.
“O ‘paddok’ de toda a ação é a Praia do Faial, em Vila de Prado”, segundo Manuel Gonçalves, um dos responsáveis da organização. Os passeios de caiaque são os únicos sem dia e hora marcada e podem ser solicitados junto do Clube Náutico de Prado, “quase gratuitamente”, acrescenta Manuel Gonçalves.
Já o passeio de BTT e a caminhada estão agendados para a manhã de domingo.
“O passeio de BTT arranca às 8:30 e será recreativo, sem uma componente competitiva. Vai, por isso, desenrolar-se num ritmo menos forte. O pelotão terá guias para indicar o percurso: dois elementos à frente, outros dois integrados no pelotão e mais dois a fechar a comitiva. Quem quiser participar não precisa de inscrever-se. Basta que apareça até à hora de arranque, e traga bicicleta e um lanchezinho”, refere Manuel Gonçalves.
A caminhada começa mais tarde, “às 9:15”, informa Manuel, e à componente lúdica alia-se a cultural: “será uma caminhada feita dentro da freguesia, em ritmo de passeio, onde serão percorridos os caminhos mais antigos, com passagem pelos locais de maior relevância histórica e cultural, com um enquadramento histórico.”, acrescenta. O percurso terá cerca de 10km e a organização aconselha a levar também um lanche, roupa e calçado adequado e água.
Ambas as atividades são gratuitas e vão ter a duração de toda a manhã de domingo. A organização espera a adesão massiva de famílias. “Pais, filhos, irmãos, cunhados e tios... estão todos convidados para uma manhã diferente e desportiva!”, finalizou Manuel Gonçalves.
Aproveite e visite a Exposição de alfaias durante a semana
Já está patente ao público a Exposição de Utensílios e Alfaias Antigas, na Junta de Freguesia de Vila Verde. Numa recolha realizada pelo presidente da Junta, José Faria, a exposição, que foi inaugurada a 21 de setembro, é uma mostra autêntica da ruralidade. Alfaias e outros utensílios agrícolas, como semeadoras, debulhadoras, prensas, crivos, engaços, sacholas, sulfatadores, engarrafadores, malhos, entre muitos outros, e artigos da vida quotidiana, como chancas, malgas, panelas, bilhas, balanças manuais e até ferros de engomar e moinhos de café, são alguns dos objetos que poderão encontrar, numa exposição cuidadosamente preparada.
A exposição tem várias particularidades, como a debulhadora, colocada no exterior, no topo do edifício da Junta a anunciar a exposição, e um imponente carro de bois, à entrada da junta, com alguns objetos rurais em cima. “Este carro, muitos quilos de centeio e milho há de já ter carregado…”, comentou José Faria, o ‘anfitrião’ da inauguração, que contou com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Turismo do Município de Vila Verde, Dr.ª Júlia Fernandes e do Presidente do Conselho de Administração da PROVIVER EEM, Dr. Manuel Barros.
A exposição é ainda complementada por uma mostra fotográfica de quadros da vida rural, que esteve patente no ano passado durante a edição 2010 de Na Rota das Colheitas.
Patente ao público até 31 de outubro, a Exposição de Utensílios e Alfaias Agrícolas Antigas pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 12:30 e das 14:30 às 18:30.
0 comentários:
Enviar um comentário