
Brinquedo Artesanal por © Cristina Garcia
O primeiro Museu do Brinquedo Português vai abrir portas em Ponte de Lima, no Natal, aproveitando o espólio de milhares de peças do colecionador Carlos Anjos, anunciou hoje o presidente da Câmara.
Segundo Victor Mendes, o museu ficará instalado na Casa do Arnado, no centro da vila, e significará um investimento de cerca de 400 mil euros diretamente do orçamento da Câmara.
Será “único” por ser dedicado “exclusivamente” ao brinquedo português.
“Vai ser, do ponto de vista cultural, um fator de atratividade de Ponte de Lima. E só com brinquedos portugueses, o que será algo único”, sublinhou o autarca.
Bonecas, carrinhos, militares, barcos, jogos, livros, cavalos de carrosséis, apitos, rocas, espingardas e pistolas, mas também comboios e pistas e aviões, entre muitos outros brinquedos maioritariamente dos anos 1950, começam agora a preencher as estantes do futuro museu.
“Pelo simbolismo da época, para as crianças e não só, queremos abrir portas no Natal. Mas será um espaço vivo, onde as crianças podem aprender a brincar e conhecer a história dos brinquedos. No fundo será também uma sala de aulas”, sublinhou Victor Mendes.
Entre outras peças, o museu integrará um carrossel datado de 1940, dos mais antigos que existem em Portugal, adquirido pela Câmara na Mealhada, por 15 mil euros.
Victor Mendes admite que a coleção permanente poderá incorporar cerca de 3.500 peças, apesar de a coleção de Carlos Anjos somar já mais 30 mil.
“Nem todas as peças estarão em exposição simultaneamente. Vamos ter ações temáticas, de forma rotativa”, explicou o autarca.
A coleção que Carlos Anjos vai entregar ao município de Ponte de Lima começou a ser reunida, confessou o próprio à Lusa, por influência de um amigo, colecionador de brinquedos antigos, que lhe despertou o gosto de fazer o mesmo.
Já lá vão mais de vinte anos e começou por reunir apitos de barro, passando depois para peças em madeira.
Isto é um bicho que entra e não sai mais, afirmou, em declarações à Lusa, Carlos Anjos, que anda sempre de olho aberto em busca destes objetos.
0 comentários:
Enviar um comentário