Vila Verde: Projecto "Vila Verde, Vila Criativa" apresenta “Mário Silva, Pintor-Minotauro numa espécie de Biografia” (Via C.M.V.V.)



«O projecto ‘Vila Verde – Vila Criativa’ aposta no lançamento e projecção de jovens artistas, a quem damos a oportunidade de partilharem saberes e conhecimento com grandes mestres das artes, como é o caso do pinto Mário Silva, um artista de excelência». Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, se expressou na Cerimónia de apresentação da Biografia do Mestre Mário Silva, Comissário da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, esta noite, na Biblioteca Municipal. “Mário Silva, Pintor-Minotauro …numa espécie de Biografia” é uma obra da autoria da Jornalista Licínia Girão e foi apresentada pelo historiador e escritor António Castelo Branco, numa cerimónia ainda pontuada pela apresentação do vinho ‘AEVinium, vinho ‘primor’ do Douro, assinado pelo Mestre.

Com interpretações culturais da Academia de Música de Vila Verde e da poetisa Siombra, a sessão reuniu alguns nomes das artes, com destaque para o Mestre Henrique Silva (Bienal de Cerveira), o pintor LuísCoquenao (coordenador científico da Bienal Internacional Jovem de Vila Verde) e a pintora francesa Annie Marie Ferrando (artista convidada para exposição na Biblioteca), a quem se juntaram a Vereadora da Cultura, Drª Júlia Fernandes, e o Presidente do Conselho de Administração da Proviver-EM, Dr. Manuel Barros.

«É bom notar a excelência das pessoas aqui presentes, o que engrandece Vila Verde e, sobretudo, esta acção ‘Vila Verde-Vila Criativa’», assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, que reputou o Mestre Mário Silva como «um permanente irreverente, um homem que nunca se acomodou, que seguiu a vida trocando o certo pelo incerto com a magia que a incerteza e a aventura encerram».

Mestre Mário Silva - o Minotauro

Já antes, a autora desta ‘espécie de biografia’, a jornalista Licínia Girão, falou do Mestre Mário Silva como «alguém com uma memória de elefante, alguém que reserva coisas verdadeiramente interessantes». Acabaria por revelar que a atribuição do epíteto de ‘Minotauro’ «não agradou ao Mestre Mário Silva. Faça uma queixa no livro de reclamações e logo se verá. Mas o que é certo é que o termo Minotauro cabe-lhe bem, pois é alguém que vive no labirinto da vida, alguém que continua a desenrolar o fio da vida».
Acabaria por referir que «este é apenas um prefácio da vida do Mestre Mário Silva, face à figura e à extensa história de vida. O livro vem a seguir».
Pintora francesa
Destaque ainda para a presença de uma delegação francesa, na qual pontuava a pintora Annie Marie Ferrando, que expõe na Biblioteca Municipal quadros impressionista ligados aos Santuários da região onde habita, em Rouen-França, no âmbito da iniciativa ‘Vila Verde-Vila Criativa’.
A exposição, patente na Biblioteca Municipal de Vila Verde - Professor Machado Vilela, encerra amanhã e a pintora aproveitou para oferecer um dos quadros ao Município de Vila Verde.

‘AEVinium Mário Silva’

Nota final para a apresentação do vinho com assinatura de Mário Silva, ‘AEVinium Mário Silva’, um vinho do Douro de classe ‘primor’, de uma colheita selecção exclusiva. «É um vinho em garrafa com o nome do comprador, uma edição limitada e que não é para todos; daí a sua excepcional exclusividade», apontou o produtor, presente na cerimónia.

Breve Nota Biográfica

Mário Silva nasceu a 29 de Novembro de 1929, em Bencanta, Coimbra e conta já com mais de meio século de carreira artística. Viveu e trabalhou em Lisboa, diversas cidades europeias e no Brasil. Há cerca de três décadas foi viver e trabalhar para a sua casa-atelier, em Stª Luzia de Lavos, na Figueira da Foz.
Expôs publicamente pela primeira vez em 1951, ainda estudante da Universidade de Coimbra onde foi co-fundador do Círculo de Artes Plásticas da Associação Académica. A partir da década de 60 o sucesso público, o reconhecimento nacional e internacional, projecta-o para um restrito grupo de grandes mestres. Destaca-se mais pela pintura, mas a sua obra completa-se nas áreas da escultura, arte pública monumental, cerâmica e artes gráficas.

VILA VERDE, VILA CRIATIVA

Esta iniciativa integra a programação VILA VERDE, VILA CRIATIVA que perdurará até Outubro de 2011.
VILA VERDE, VILA CRIATIVA é uma programação alicerçada na Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde e insere-se na estratégia de polarização dos eventos culturais do Município em torno da Arte, promovidos através da PROVIVER EEM.

Integra um conjunto de exposições, workshops, ateliês criativos, música, pintura, fotografia e outras manifestações de arte, apresentação de biografias de artistas consagrados, assim como a organização da terceira edição d’ ‘A Bienal na Escola’, que culminará na 7ª Bienal Internacional de Arte Jovem a ter lugar no próximo ano.

0 comentários: