Lage: Mostra "Maios" durante o mês (Via O Vilaverdense)

Foto do exemplar dum tradicional "Maio"

O Grupo Coral da paróquia da Lage, Vila Verde, tem patente ao público, na sede da Junta de Freguesia, uma exposição de maios, elaborados com flores naturais e materiais reaproveitados. A mostra resulta do XIII Concurso de Maios da Lage, que contou com mais de duas dezenas de participantes, entre escolas, associações, agrupamento de escuteiros e pessoas a título individual da freguesia e de localidades próximas como Prado, Oleiros, Turiz, Adaúfe e outras.

Dividido em duas categorias, o concurso deste ano foi ganho por Vítor Monteiro, um jovem da Lage, na categoria “Maios naturais”, e pelo Grupo da Fontainha – Meninas Associadas da Vila de Prado, na categoria “Maios artificiais”.

O juri atribuiu os segundos lugares aos exemplares de Ana Raquel Gonçalves, da Lage, na categoria “Maios naturais”, e de Marlene Silva, de Adaúfe, e Eduarda Leite, da Lage, na categoria “Maios artificiais”. Dores Taveira, de Oleiros, e Anabela Cachetas, também de Oleiros, arrecadaram o terceiro prémio, respectivamente em cada categoria. Esta última concorrente foi a vencedora da edição de 2010 na categoria “Maios artificiais”.

O concurso/exposição de maios foi lançado, há 13 anos, pelo Grupo Coral da Lage com o intuito de despertar, quer na comunidade, quer fora dela, o interesse pela tradição dos maios que tem vindo a perder alguns seguidores.

A mostra, constituída por 21 maios ou maias, encontra-se patente na entrada da sede da Junta de Freguesia e pode ser apreciada até ao fim do mês.


0 comentários: