O Executivo Municipal de Vila Verde acaba de aprovar o lançamento dos concursos públicos para a construção dos Pavilhões Gimnodesportivos do Vade e de Cervães, dois equipamentos com preço base a rondar 2,2 milhões de euros, comparticipados por fundos comunitários/QREN, através do FEDER. «O Concelho está a criar redes estruturantes de equipamentos em diferentes áreas, avançando com dois pavilhões em extremos do concelho, que vão servir populações de zonas diferentes, gerar novas oportunidades para os jovens e ajudar à sua fixação, uma clara aposta na coesão territorial», assume o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.
O lançamento dos respectivos procedimentos concursais, bem como o programa de concurso, caderno de encargos e projecto, foi aprovado, esta manhã (18 de Abril de 2011), em reunião do Executivo Municipal, por unanimidade. «Podemos assegurar que o concelho consumará uma rede de infra-estruturas de qualidade para a prática do desporto em todo o seu território e – em simultâneo - começa a gerar uma oferta em equipamentos desportivos de elevada qualidade em todo o seu território», vinca, ainda, o Presidente.
Em concreto, são aprovados os lançamentos dos concursos públicos para a construção de dois pavilhões gimnodesportivos em pontos estratégicos do Concelho: a norte, para a servir – preferencialmente - a zona do Vade; e a sul, para servir – preferencialmente - a zona sudoeste/sul interior do Concelho.
No caso do pavilhão gimnodesportivo do Vade, o preço base do concurso ronda 1 milhão e 137 mil euros, ao passo que, no caso do pavilhão gimnodesportivo de Cervães, serão investidos cerca de 1 milhão e 100 mil euros. Em ambos os casos, as obras deverão avançar em Junho próximo, estando prevista a conclusão no prazo de 300 dias.
O lançamento dos concursos públicos dos dois pavilhões gimnodesportivos insere-se no quadro de investimentos que o Município de Vila Verde contratou recentemente com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) – através da autoridade de gestão do “ON.2-O Novo Norte” –, com o envolvimento directo de algumas juntas de freguesia. Um conjunto de investimentos para construção e requalificação de equipamentos públicos nas áreas do desporto, educação e inovação/conhecimento. Um conjunto de candidaturas apresentadas pelo Município de Vila Verde e aprovadas pelo QREN, com comparticipação através do FEDER.
«É de assinalar o empenho das juntas de freguesia, que souberam aproveitar esta oportunidade», observa o autarca de Vila Verde, Dr. António Vilela, vincando que «estes são equipamentos capazes de trazer uma mais-valia, de dar maior qualidade de vida à população e permitir que os jovens das nossas terras tenham as mesmas oportunidades de outros de qualquer outra parte do País». Na sua óptica, «é uma grande oportunidade, porque estamos a atravessar um momento de crise, em que é preciso investir e aproveitar os fundos comunitários. Não podíamos desperdiçar esta oportunidade, obras financiadas a oitenta e cinco por cento».
0 comentários:
Enviar um comentário