Automóveis: Carro eléctrico da Renault, o "Twizy" chega no final do ano por 6.990 € (Via AutoPortal)


A Marca francesa Renault pretende revolucionar mercado com um arrojado dois lugares que poderá ser conduzido por jovens com idade mínima de 16 anos.

Tem quatro rodas, dois lugares - com a particularidade de os ocupantes estarem dispostos em tandem (um atrás do outro) -, motor eléctrico de 20 cavalos e promete revolucionar a circulação nas cidades. Falamos do Renault Twizy, o terceiro de quatro modelos da gama 100% eléctrica da Renault (composta pelo Fluence Z.E., Kangoo Z.E., Twizy e Zoe), que chega no final do ano com um preço de 6.990 euros, equivalente ao de uma scooter de 3 rodas.

O Twizy é um dois lugares, com a particularidade de os ocupantes estarem dispostos em tandem (um atrás do outro), mede 2,32 m de comprimento, 1,46 m de altura e apenas 1,19 m de largura. Pesa apenas 450 kg e está equipado com um motor eléctrico de 20 cavalos de potência e 70 Nm de binário máximo, possuindo um “rendimento semelhante ao de uma scooter”, de acordo com a Renault.

A velocidade máxima anunciada é de 75 km/h e seu conjunto de baterias permite-lhe percorrer pouco mais de 100 km com uma só carga. A recarga efectua-se em 3h30m numa vulgar tomada doméstica, através de um cabo situado num compartimento localizado na dianteira do veículo.

A exemplo do que acontece para o Fluence Z.E. e o Kangoo Z.E., o cliente do Twizy irá recorrer ao aluguer de uma série de serviços associados à bateria. A mensalidade será de 45 euros euros/mês (com IVA incluído) para 7.500 km/ano.

A marca francesa garante que os custos de utilização do Twizy, mesmo depois de contabilizados os valores referentes ao seguro, manutenção e energia (desde o aluguer da bateria, ao custo da electricidade para a necessária recarga), serão bastante reduzidos, podendo ser 15% inferiores aos de uma scooter de 3 rodas.

Em função de testes realizados em Paris, com o Twizy, o condutor irá reduzir, em média, 25% o tempo gasto no trânsito na cidade. Isso significa, segundo a Renault, um ganho de sete minutos num trajecto de meia hora normalmente realizado com um micro-citadino.

Refira-se ainda que o Twizy poderá ser conduzido por qualquer jovem com idade mínima de 16 anos (desde que seja detentor de licença Subcategoria B1).

Fonte AutoPortal

0 comentários: