A neve que ontem caiu durante a tarde nalgumas freguesias de Vila Verde obrigou os alunos a irem para casa mais cedo.
Hoje, e face às previsões de persistência de neve e frio, a EB1 de Aboim da Nóbrega vai estar de portas fechadas, avançou ao ‘Correio do Minho’ a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes.
Cerca de uma centena de alunos de freguesias como Aboim da Nóbrega, Valdreu e Covas ficam hoje em casa, estima Júlia Fernandes.
Ontem, a articulação com as empresas que asseguram o transporte escolar permitiu evacuar os alunos mais cedo e antes que a neve se acumulasse nas estradas.
Os pais também colaboraram, afirmou a vereadora da tutela.
Situações idênticas às referidas viveram-se também em Fafe, especialmente em Revelhe.
Nesta freguesia, foram quatro os veículos de todo-o-terreno dos Bombeiros Voluntários, tripulados por outros tantos elementos da corporação que, desde às 16, 49 horas, transportaram alunos da EB 2,3 para as diferentes zonas do concelho.
Em matéria de circulação de veículos, as situações vividas no Viso — com corte na estrada secundária — e na ligação Lameira-Gandarela, normalizou-se com a chuva caída ao fim da tarde, ajudando a limpar as estradas.
Bloqueio por dias
Na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, por volta das 19,30 horas, o bloqueio na EN 308/1 mantinha-se. Nos próximos dias, o corte de estrada entre a vila do Gerês e Portela do Homem não deverá sofrer alteração, depois de, durante a tarde de ontem, se ter registado uma contínua queda de neve. Caso semelhante vivia-se igualmente no concelho de Vieira do Minho.
Manteve-se cortada, à noite, a estrada de ligação entre as Cerdeirinhas e Chaves.
Em Salamonde, por exemplo, o muito gelo que se formou no pavimento impediu a circulação automóvel nessa área. Uma impossibilidade extensiva também a veículos todo-o-terreno. Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa
0 comentários:
Enviar um comentário