Braga: Há empresas no distrito que recorrem ao trabalho infantil



Há empresas no distrito de Braga que recorrem ao trabalho infantil, alguns casos foram já detectados pela Autoridade para as Condições de Trabalho.

Adão Mendes, coordenador da União de Sindicatos, considera inadmissível que continue a haver empresas que recorrem ao trabalho infantil.

Não se admite que, depois de nos anos 80 termos denunciado um acentuar muito grande do trabalho infantil no distrito, a própria inspeção de trabalho continue a detetar e a punir empresas que recorrem a mão de obra infantil, como aconteceu no início desta semana, afirmou o líder da estrutura, Adão Mendes.

A União de Sindicatos de Braga (USB) está a realizar, até sexta feira, uma semana de luta contra a precariedade e desemprego. A iniciativa culmina no dia 12, com uma concentração/manifestação em Braga.

O sindicalista lamenta, também, que haja empresas que continuam sem pagar salários e a rescindir contratos sem que estejam subjacentes dificuldades visíveis e que os níveis salariais continuem extremamente baixos.

Com esta ação queremos denunciar que há empresas que recorrem a formas e métodos completamente inaceitáveis para tentar acentuar a exploração dos trabalhadores visando apenas e só o lucro em detrimento do prejuízo dos próprios trabalhadores e do desenvolvimento sustentado da região, afirmou.

O dirigente sindical estima, de resto, que o número de desempregados possa atingir os 60 mil ainda este ano, sustentando que o Governo tarda em lançar medidas de apoio ao setores industriais minhotos.

O responsável da União revelou ainda que está a ser preparada, para a segunda quinzena de Maio e a primeira semana de Junho uma grande manifestação distrital e nacional de luta pelos direitos da contratação coletiva, do combate ao desemprego e pela mobilização da sociedade. Fonte Antena Minho


0 comentários: