Entram amanhã de manhã em funcionamento mais duas Unidades de Saúde Familiar (USF) no distrito de Braga.
A USF ‘Pro-Saúde’ é a 108.ª criada na região Norte e situa-se na Rua Dr. Domingos Lopes, em Vila Verde.
Estando dimensionada para cerca de 7 mil utentes, a USF inicia funções amanhã, no horário das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Norte, nesta Unidade de Saúde Familiar estão incluídos os serviços da carteira básica preconizada actualmente e adequada às características da população.
Dimensionada para cerca de 14 mil utentes, a USF ‘Terras de Lanhoso’ é a 110.ª criada no Norte, estando a partir de ama-nhã aberta ao público na Rua António Francês, concelho Póvoa de Lanhoso
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.
As novas USF promoverão, assim, a vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, numa perspectiva de ‘gestor de saúde’ do cidadão, onde s e integram os serviços de medicina geral; saúde da mulher; saúde do recém-nascido, da criança e do adolescente; saúde do adulto e do idoso; cuidados em situação de doença aguda; acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla e, ainda, os cuidados no domicílio.
Com a abertura da nova Unidade de Saúde Familiar no Centro de Saúde de Vila Verde, onde já se encontra em funcionamento a USF ‘Vida Mais’, atinge-se a cobertura total em termos dos serviços primários de saúde.
De salientar que o investimento total ascende a 420 mil euros.
A USF ‘Pro-Saúde’, inicialmente prevista para ser inaugurada um mês depois da primeira, acaba por iniciar funções três meses depois.
Nesta nova lógica de prestação de serviços, a população ganha médicos de família e ‘enfermeiros de família’, onde serão estreitados laços entre os profissionais de saúde e os utentes.
A nova política de proximidade subjacente às USF’s traz ganhos a vários níveis, sobretudo em termos do atendimento personalizado. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins
0 comentários:
Enviar um comentário